Jorginho Mello e Marilisa Boehm tomaram posse como governador e vice-governadora de Santa Catarina neste domingo (1°), no Plenário Deputado Osni Régias, na Assembleia Legislativa. O político foi eleito no segundo turno das eleições com 70,69% dos votos, contra 29,31% de seu adversário, Décio Lima.
"Vamos fazer com que a essência da política prevaleça. Com grandeza, coragem e respeitando as pessoas, eu quero saudar todos os deputados estaduais e federais. Minha gratidão neste dia 1° de janeiro de 2023, ao tomar posse como governador do Estado de Santa Catarina, é tão grande quanto a responsabilidade que agora assumo", disse Jorginho Mello.
O governador ainda reforça que este momento é o início da realização de um sonho. "A caminho daqui, passou um filme na minha cabeça que começava comigo pequeno, lá no Oeste, vendendo sonho e paçoquinha, cheio de dificuldades, mas também de esperança. Sou mais um brasileiro que construiu a própria história na base do tabalho desde muito cedo" , acrescentou.
De vendedor de paçoquinha, Jorginho Mello chega a governador de Santa Catarina. "Uma votação histórica. Essa experiência me ensinou muito, mas o que aprendi é que o mais importante é: quando a gente acredita, trabalha e se esforça, a gente consegue. Os catarinenses me deram o voto de confiança porque acreditam em mim", destacou, ainda, durante seu discurso.
[o texto continua após o vídeo]
Assista a posse do governador:
Antes da cerimônia de posse, os políticos eleitos participaram de um ato ecumênico na Catedral Metropolitana de Florianópolis. No dia 19 de dezembro, Jorginho Mello e Marilisa Boehm foram diplomados pela Justiça Eleitoral.
Lembrando que esta é a última vez que um governador é diplomado no mesmo que dia que o presidente. A partir do próximo ciclo eleitoral, o presidente da República assumirá o cargo em 5 de janeiro, e os governadores, em 6 de janeiro.
Confira os secretários anunciados por Jorginho Mello:
- Alice Kuerten - Ação Social, Mulher e Família
- Aristides Cimadon - Educação
- Carmen Zanotto - Saúde
- Cleverson Siewert - Fazenda
- Coronel Armando - Defesa Civil
- Coronel Aurélio José Pelozato - Polícia Militar
- Danieli Pinheiro Porporatti - Secretaria Geral de Governo
- Estêner Soratto da Silva Júnior - Casa Civil
- João Evaristo Debiasi - Comunicação
- Márcio Vicari - Procuradoria Geral do Estado
- Moisés Diersmann - Administração
- Tenente-coronel José Eduardo Vieira - Casa Militar do Governo
- Valdir Colatto - Agricultura e Desenvolvimento Rural
- Vânia Franco - Articulação Nacional
- Jeferson Cardozo - Administração Penal