O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Paulo, Luiz Marinho, de 63 anos, tomou posse nesta terça-feira (3) no Ministério do Trabalho do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva .
Estiveram presentes na posse, a presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Jucélia Vargas, e a dirigente da Central Única dos Trabalhores (CUT Nacional), Graça Costa. Marinho, que foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, assim como Lula, afirmou que a pasta irá apresentar ao Congresso Nacional uma política de valorização permanente do salário-mínimo, mas não deu detalhes.
O ministro anunciou ainda que irá regulamentar os aplicativos "para assegurar padrões civilizados de utilização dessas ferramentas". Marinho ainda afirmou que os trabalhadores de aplicativos devem ter saúde, segurança e proteção social.
O novo ministro defendeu sindicatos fortes e com capacidade de financiamento. "Quero declarar que iremos em pouco tempo, por meio do dialogo tripartite e do Congresso, construir legislação que modernize o sistema sindical", disse.