Transtornos temporários, benefícios permanentes. O ditado popular serve perfeitamente para exemplificar o período necessário para a construção das cabeceiras de duas pontes em comunidades do interior de Santa Rosa do Sul. Nesta semana, depois de alguns meses de transtornos, se aproxima o momento de moradores de Vila Bitencourt e de Caramujo desfrutarem dos benefícios, com a instalação de kits de transposição destinados ao município de Santa Rosa do Sul.
Aproxima-se do fim a liberação do tráfego em duas rodovias municipais de Santa Rosa do Sul, interrompido pela necessidade da construção de cabeceiras nas comunidades de Vila Bitencourt e Caramujo, prejudicadas quando o município registrava fortes chuvas. “São locais onde identificamos problemas frequentes por conta de temporais. Assim, fomos em busca de soluções e obtemos junto à Defesa Civil estadual estas pontes de concreto que agora estão sendo instalados”, explica o prefeito Almides Roberg da Rosa.
Como contrapartida, o município construiu as cabeceiras que vão receber as peças pré-moldadas do kit de transposição. “As vigas que formam um dos kits foram entregues na terça-feira, dia 22 e o outro kit na quarta, 23”, informou o coordenador da Defesa Civil municipal, Higor Pereira.
Ambos os kits estão sendo instalados nesta quinta-feira, 24, quando um guindaste está no município para a colocação das vigas sobre as cabeceiras. “Colocados os kits, imediatamente já iniciamos o preparo do terreno nas cabeceiras para possibilitar que os veículos voltem a trafegar, liberando as estradas para uso. Só que, agora, com muito mais segurança, por conta das novas pontes”, salienta Almides.