Desde a última quarta-feira, 23, a Prefeitura de Içara e o Hospital São Donato estão com problemas para receber ligações em seus telefones fixos. O motivo foi um furto de cabos da rede de telefonia da empresa Oi. De acordo com Elisângela Zanolli, secretária de Administração de Içara, a operadora disponibilizou uma linha temporária para a prefeitura que começou a funcionar na tarde desta quinta-feira, 25. Até segunda-feira, 28, os serviços devem ser normalizados.
Leia mais: Hospital e prefeitura seguem afetados por furto de fios em Içara
Os fios de cobre furtados eram subterrâneos. “Sempre que roubam são os fios aéreos e a empresa não esperava que iriam furtar fios subterrâneos. Eles não têm como repor só o pedaço retirado. Terão que trocar toda a rede. Nossa intenção é fazer a portabilidade das nossas linhas para o digital. Pois dessa forma não sofreremos com esse problema no futuro”, destaca a secretária de Administração durante entrevista ao Programa Adelor Lessa desta sexta-feira, 25.
Os mesmos transtornos acontecem no Hospital São Donato. Conforme Júlio De Luca, presidente da instituição, a operadora ficou de instalar ainda nesta sexta-feira uma linha provisória para atender a demanda do HSD. Além disso, o hospital colocou um número de celular à disposição da comunidade: 48 99168 3565. “Fazemos muitos contatos diários com médicos, regulações, agendamentos de exames, consultas, ou seja, uma infinidade de serviços”, conclui De Luca.