A todo vapor, a obra de revitalização na avenida Luiz Lazzarin, em Criciúma, deve ser entregue no segundo semestre de 2024. A restauração afeta diretamente mais de 22 mil motoristas que passam pelo local diariamente. Além disso, a demanda é um pedido antigo do comércio local. Com mais de três quilômetros de extensão, a avenida é o principal acesso ao distrito do Rio Maina.
“Esperamos que no segundo semestre desse ano a gente já consiga fazer a inauguração dessa obra tão importante”, projetou o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Beloli. “Temos bastante problema com os desvios e até alguns acidentes que estão acontecendo ali. É uma obra complexa, mas que vai ficar muito completa, claro que vai ter transtorno. Algumas pessoas reclamam e a gente entende, mas estamos fazendo de tudo para acelerar”, completou.
Alargamento da via e ciclovias
A revitalização prevê o alargamento da via em pontos estratégicos, principalmente em trechos com maior fluxo de veículos. Além disso, a avenida receberá canteiros centrais, faixas de pedestres elevadas e ciclofaixas em toda a extensão. O investimento total para a execução dos trabalhos é de R$ 12,7 milhões, com recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).
O sistema de drenagem pluvial também será implantado as margens da pista e na transversal, bem como terraplanagem nos pontos de alargamento, recuperação do pavimento atual, colocação da nova capa asfáltica, sinalização e realocação dos postes de energia. Além disso, serão instalados dispositivos de segurança para a redução de velocidade.