O dia foi marcado por invasões em Brasília. Manifestantes contrários ao governo depredaram os prédios dos Três Poderes - Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal. Vidros e móveis foram quebrados nos imóveis. Incêndios também foram iniciados nos locais.
No fim da tarde deste domingo (8), Luiz Inácio Lula da Silva declarou intervenção federal no Distrito Federal (DF). Nas redes sociais, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) responsabilizou Jair Bolsonaro (PL), bem como as siglas que o apoiaram, pela situação registrada em Brasília.
"Aproveitaram o silêncio do domingo, quando ainda estamos montando o governo, para fazer o que fizeram. E vocês sabem que existem vários discursos do ex-presidente estimulando isso. E isso também é responsabilidade dele e dos partidos que sustentaram ele", lamentou o presidente.
Em seu discurso, Lula disse que todas as pessoas que fizeram o ato serão encontradas e punidas. "Eles vão entender que a democracia garante o direito de liberdade, de livre comunicação e expressão, mas ela também exige que as pessoas respeitem as instituições que foram criadas", comenta.
O presidente chamou os manifestantes de 'fascistas fanáticos'. "Fizeram o que nunca foi feito na história deste país. É importante lembrar que a esquerda brasileira já teve gente torturada, morta e desaparecida, mas nunca algum movimento invadiu o Congresso Nacional, a Suprema Corte e o Palácio do Planalto", enfatizou.