Quando a notícia de que o gelo virava flocos de neve no início da noite desta sexta-feira, 5, nos altos da Serra do Rio do Rastro, entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, os turistas entraram em polvorosa em São Joaquim. Era questão de horas e o fenômeno chegaria nas cidades. "Tem condições de neve entre 9h de sexta e 6h da manhã de sábado", antecipava o climatologista Márcio Sônego. E foi o que aconteceu.
Pouco depois de 0h deste sábado começou a precipitação gelada e branca. Não chegou a haver acúmulo, mas foi o suficiente para branquear alguns pontos da cidade e permitir boas fotos para os turistas que trocaram a cama quente e o aconchego por passeios na noite de temperatura negativa em São Joaquim. O clima, mais uma vez, aquece o comércio. Não há leitos disponíveis, e a cidade está lotada de visitantes.
Quem transitou pela SC-110 durante a madrugada viu os flocos de neve carregados pelas rajadas de vento por intermédio das luzes dos faróis.
O frio rigoroso continua. Em Criciúma a temperatura mínima foi registrada às 7h38min, e alcançou 3,1°C. Às 8h fazia 4,2°C na estação da Satc e 6°C na estação da Epagri/Ciram. O sábado começou com temperaturas negativas em todas as cidades do planalto serrano, onde a mínima chegou a -6°C durante a madrugada em Bom Jardim da Serra. Na noite passada a sensação térmica chegou a -28°C no Morro da Igreja.
As temperaturas às 8h deste sábado (Epagri Ciram):
Urupema, -4°C
São Joaquim, -3°C
Urubici, -3°C
Bom Jardim da Serra, Morro da Igreja, -3°C
Bom Jardim da Serra, Mirante, -1°C
Timbé do Sul, 4°C
Criciúma, 4°C
Araranguá e Sombrio, 6°C
Nova Veneza, 7°C
Içara, 8°C
Siderópolis, Meleiro e Balneário Arroio do Silva, 9°C