Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Mais de 22 mil alunos retornam às aulas na rede municipal de Criciúma

Ano letivo começa nesta segunda-feira (10) com alunos distribuídos em 62 unidades de ensino

Por Redação Criciúma, 10/02/2025 - 07:29 Atualizado há 10 horas
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em Criciúma, mais de 22 mil alunos da rede municipal de ensino retornam às aulas nesta segunda-feira (12). As atividades serão retomadas em 62 unidades escolares, incluindo Centros de Educação Infantil (CEIs) e escolas de ensino fundamental. As unidades educacionais receberam 2.229 novas matrículas. Para dar as boas-vindas aos novos e antigos estudantes, durante o recesso as escolas passaram por manutenção e reparos, além disso foi realizado um mutirão para limpeza e organização dos espaços. “Nós temos o compromisso de fazer com que o ambiente escolar seja organizado, seguro e estimulante para que os estudantes possam desenvolver suas habilidades”, afirma a secretária de Educação, Geovana Benedet Zanette.

A partir da próxima semana, também serão retomados os treinamentos realizados pelo Programa Jornada Ampliada Escolar (Projae), no contraturno das aulas, na sede do Programa. Os atendimentos do Projae nas dependências das Unidades de Ensino também retornam, mas desta vez com outro nome: Esporte na Escola (ENE). As demais atividades extracurriculares, como os clubes de Astronomia, Jovem Empreendedor, Língua Portuguesa, Matemática e Robótica, devem iniciar a partir de março.

Restrição do uso de celular em Escolas

Neste ano, o período letivo inicia com uma mudança: a Lei nº 15.100/2025, que restringe a utilização de celulares durante as aulas e os intervalos nas escolas públicas já está em vigor. Uma pesquisa realizada em 2024 pelo Datafolha apontou que 76% da população brasileira acredita que o uso do celular prejudica mais do que ajuda no aprendizado de crianças e adolescentes, e que 62% da população brasileira é a favor da proibição do celular nas escolas, chegando a 65% entre pais e crianças de até 12 anos.

De acordo com a Lei, é de responsabilidade da Rede de Ensino e das Unidades Educacionais orientar e criar ações de conscientização para os estudantes sobre o uso de celulares durante as atividades em sala de aula. “Estamos preparando materiais para divulgar as regras da Secretaria de Educação em relação à restrição do celular, e também estamos trabalhando em ações de conscientização para que os estudantes compreendam o objetivo da nova Lei”, explica a coordenadora pedagógica, Micheli da Costa Bez Birolo. Apesar da restrição, o uso do aparelho celular não está proibido, podendo ser utilizado para fins pedagógicos com a autorização do professor e para casos de acessibilidade, saúde e segurança.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito