A Fundação Shalom da Família, em Linha Batista, torna-se, por alguns dias, a casa deles. Mais de 50 padres, a maioria diocesanos e alguns religiosos, estão reunidos desde a noite de segunda-feira (27), até a tarde da próxima quinta-feira (30). O Retiro Diocesano do Clero é uma atividade organizada, todos os anos, pela Pastoral Presbiteral que, desta vez, trouxe como assessora a teóloga Míriam Siqueira, leiga consagrada da Arquidiocese de Porto Alegre (RS).
O tema deste ano é: "O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o descobre e o esconde de novo. Cheio de alegria, ele vai, vende tudo o que possui e compra esse campo" (Mt 13,44). "A ideia do retiro é fazê-los entender agora, não tanto como vocacionalmente sempre foi, de que eles encontraram Jesus nesse campo de Deus e que eles venderam tudo pra seguir. Mas, ao contrário: que este homem é Deus que, tendo criado desde toda a eternidade, os amou, enxergou o tesouro escondido em cada um deles, em cada um de nós e Deus mesmo se vendeu inteiramente, morreu na cruz por cada um de nós como supremo ato de amor", explica a assessora do encontro.
Miriam faz uma série de dinâmicas e, por meio de suas reflexões, aborda questões muito reais e comuns na vivência dos sacerdotes. "A ideia é caminhar com eles, descobrindo o que é que está escondido em nós, nossos medos, nossas inseguranças, nossas dificuldades, conflitos e buscar, em Deus, descobrir como conversar. E aqui, a oração e a Palavra de Deus é que vão levar cada um a fazer, de uma certa forma, um retiro muito pessoal. No todo, cada um faz o seu percurso, revendo sua própria vida, revendo os conflitos que vive hoje, que são tão intensos para o padre, que acompanha tantas pessoas", enfatiza Míriam.
Além dos momentos de palestra com a assessora, os padres têm momentos dedicados ao silêncio, reflexão e oração comunitária e pessoal. Enquanto os presbíteros se ausentam de suas paróquias para o retiro, membros das paróquias de toda a Diocese dedicam sua oração pelo bom êxito do encontro.