Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Mais de 60 capivaras “vivem” no Mampituba

Dentro do clube e na SC-108, o vaivém dos animais chama a atenção

Por Erik Behenck Criciúma, SC, 17/08/2018 - 07:44
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Elas apareceram há algum tempo e já são mais de 60. Quem vai até a Sede Campestre da Sociedade Recreativa Mampituba pode facilmente encontrar capivaras. Esse tipo de animal é considerado o maior entre os roedores e costuma se alimentar com capim, algo que não falta no ambiente onde essa população tem passado. O clube se preocupa com a saúde das capivaras, para que elas não transmitam nenhum tipo de doença ao público que costuma ir até o local.

“Elas vão e voltam, passam de um lado para o outro. Elas costumam ficar passeando durante a noite. Nós fizemos um controle de carrapatos de 21 em 21 dias no verão, nós não conseguimos chegar perto delas, então deixamos o veneno no local por onde elas mais passam”, explica o diretor de meio-ambiente do Mampituba, Duílio Paulo Rossi. “Já tentamos de tudo quanto foi ordem para fazer uma transferência dessas capivaras para uma reserva ecológica. Não podemos simplesmente colocar em cima de um caminhão, precisamos de uma licença da Fatma ou do Ibama”, garante. 

Cuidado com acidentes

Uma capivara pode ter até oito filhotes em uma gestação, sendo quatro a média. Com tantos animais e essa crescente, os acidentes são uma preocupação, já que a Sede Campestre do Mampituba fica próximo à rodovia SC-108. “É uma coisa muito difícil de acontecer, tivemos apenas um acidente no último mês e antes disso fazia bastante tempo que não acontecia. Nessa ocorrência o carro ficou pouco danificado”, afirmou o sargento Murialdo Romancini, da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Cocal do Sul.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito