O dia foi de rescaldo no que restou do prédio da creche Sonho Mágico, abatida por um incêndio neste domingo, 27, no Bairro Cidade Alta, em Forquilhinha. As 73 crianças ali atendidas, de 0 a 3 anos, ficarão sem a creche por tempo indeterminado. "Estamos aguardando toda a avaliação do Instituto Geral de Perícias (IGP) que só visitará o local amanhã à tarde, não podemos entrar para o levantamento", diz a secretária de Educação do município, Sônia Gonçalves, quando questionada sobre os prejuízos.
"Mais de 75% foi queimado, algumas coisas da cozinha ficaram intactas, mas no demais, berços, colchões, cama, mesa e banho tiveram muitas perdas, com queimas das instalações e das paredes que já caíram também", apontou.
Uma reunião com a comunidade nesta segunda-feira, 28, já traçou algumas metas. "Estivemos reunidos com a comunidade, a direção, o prefeito, pensando em oportunidades, visitamos alguns imóveis no bairro, a intenção é que fique no bairro mesmo, que é distante do Centro e não tem muitas possibilidades de locação. Estamos mais inclinados para adequar o Centro Comunitário do bairro, ele está um pouco depredado, temos que colocar em ordem e comprar todos os equipamentos, berços, é um volume considerável, não temos tudo em estoque", observou. "Temos contado com as famílias, elas precisam nesse momento gerar uma nova organização para ficar com essas crianças e assim que possível estaremos definindo o local", detalhou.
A secretária tem a suspeita de que a creche tenha sido alvo de um ato de vandalismo. "Uma das portas da parte lateral estava arrombada, vários objetos fora do local, gavetas abertas, alimentos que estavam soltos, inclusive fizeram um lanche na cozinha, jogaram leite pelo chão, alimentos abertos, teve vândalos na unidade. E logo após isso ocorreu o incêndio. Não podemos afirmar mas tudo indica que tenha sido", constatou.
A reconstrução deverá demorar. "É um prédio de R$ 500 mil. A partir de amanhã vamos buscar os recursos para a reconstrução, o que deve demandar algum tempo a mais", concluiu a secretária.
Confira também:
Delegado espera por perícia em creche incendiada