A Escola Superior de Criciúma (Esucri) divulga amanhã os 70 alunos contemplados com bolsas de estudos de 50% de desconto nas mensalidades. O benefício é uma parceria com a Prefeitura de Criciúma e vale para moradores da cidade. O processo diz respeito ao segundo semestre de 2018.
De acordo com o diretor da Esucri, Everaldo José Tiscoski, aproximadamente 200 criciumenses realizaram a inscrição para as bolsas, demonstrando a vontade dos munícipes ao acesso facilitado para este nível de ensino. “Essa é uma forma de incentivar a realização de um curso superior pela população, possibilitando o retorno de profissionais capacitados para beneficiar a população. Por esse motivo, um dos requisitos para ter acesso às bolsas era o de residir há mais de cinco anos na cidade”, apontou o diretor. A estimativa é de que o programa de bolsas possa reverter auxílio para mais de 70 acadêmicos.
Parceria público-privada
Para que a concessão dessas bolsas de estudo possa ocorrer, é preciso que a instituição interessada utilize a Lei Nº 6682, de 14 de dezembro de 2015, que autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar convênios com as instituições privadas de ensino superior da cidade. “Ocorre uma compensação tributária, onde 50% dos impostos pagos pela instituição retornam como verba para as bolsas de ensino”, explicou o secretário da Fazenda de Criciúma, Celito Cardoso.
A intenção da Lei, segundo Cardoso, é o aumento de alunos nas instituições particulares de ensino superior. “Com isso, a arrecadação tributária do Município é incrementada através dos 50% que ficam com a Prefeitura. É uma forma de incentivar o estudo e ao mesmo tempo garantir maior receita proveniente dessas instituições à Prefeitura”, destacou.
Do início do ano até a metade de agosto, a parceria entre a Prefeitura e a Esucri garantiu o retorno de R$ 229.581,54 para as bolsas de estudo. Durante o ano passado, o valor foi de R$ 293.712,76.