Estrada íngreme, apertada e que expõe seus condutores a solavancos e exige cuidados redobrados, a SC-370 é um desafio a interligar Grão-Pará, na Amurel, a Urubici, na Serra catarinense. Trata-se do trecho da Serra do Corvo Branco que teve sua pavimentação autorizada pelo governador Carlos Moisés em agosto. São 9,4 quilômetros e um investimento de R$ 40 milhões para execução em 18 meses.
As obras, ainda tímidas, estão em andamento. Mas no trecho das curvas na Serra não há movimento de máquinas. Assim, o tráfego continua normal. Um caminhão que fazia o percurso na manhã desta quinta-feira (31) ficou trancado no meio do caminho. Na tentativa de subir, o motorista trancou em uma curva na parte de Grão-Pará. Um guincho teve que ser acionado e o trânsito esteve bloqueado das 7h às 11h.
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Mais um problema
Trata-se de mais uma situação, das tantas, e confirma a importância dos investimentos na região. "As obras estão caminhando mas temos uma diferença em relação a todas as outras regiões, o tempo não obedece os meteorologistas, é totalmente fora de padrão. Às vezes aqui está dando sol e na Serra, chovendo. Tivemos muita chuva nas últimas semanas, e atrasaram as obras", comentou o prefeito de Grão-Pará, Hélio Alberton Júnior, em entrevista à Rádio Som Maior. "Estão na fase de terraplanagem, vindo de Urubici até o pé da Serra na parte de Urubici, fizeram duas galerias grandes justamente pelos índices pluviométricos. Estão na fase de alteração de itens de projetos", detalhou.
Uma das discussões recentes foi sobre a natureza do pavimento a ser utilizado na extensão serrana da SC-370. "A subida da Serra, a parte mais bonita, estava sendo proposta em pavimento flexível, o asfalto que a gente conhece, e está sendo proposto pavimento rígido, concreto armado, que se adequa melhor àquela parte mais bonita da Serra, nas curvas e na descida acentuada, o que fica mais viável pelo solo e para execução", observou. "Nos próximos 60 dias instalamos o britador na parte de cima e a obra começa tomar cara de pavimentação", projetou.
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Até 70 dias para agilizar
Os trabalhos se concentram nas extremidades do trecho a ser pavimentado, no alto e na parte de baixo da Serra. "Estão fazendo a limpeza, o alargamento, a largura original da pista de rolamento, as drenagens pluviais, as tubulações, vão chegar até o pé da Serra, na parte Sul em Grão Pará já fizeram a drenagem e o alargamento, daí depois começa a britagem da sub-base da pavimentação, estão fazendo testes de vigas para ver a deformação do solo. Acreditamos que em 60 ou 70 dias, se o tempo permitir, eles consigam dar uma agilidade maior nesses dois trechos, norte e sul, que não são a subida", relatou o prefeito.
"A subida da Serra va ficar para uma segunda etapa, assim que terminarem os problemas na Serra do Rio do Rastro, pois essa obra tem que ser com rodovia fechada. Não é possível a movimentação da obra com tráfego", completou.
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Ouça a entrevista do prefeito de Grão-Pará no podcast: