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Mais um caminhão trancado na Serra do Corvo Branco

SC-370 esteve bloqueada por quase quatro horas. É mais um caso que chama a atenção para a necessidade das obras

Por Denis Luciano Grão-Pará, SC , 31/03/2022 - 14:50 Atualizado em 31/03/2022 - 14:59
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

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Estrada íngreme, apertada e que expõe seus condutores a solavancos e exige cuidados redobrados, a SC-370 é um desafio a interligar Grão-Pará, na Amurel, a Urubici, na Serra catarinense. Trata-se do trecho da Serra do Corvo Branco que teve sua pavimentação autorizada pelo governador Carlos Moisés em agosto. São 9,4 quilômetros e um investimento de R$ 40 milhões para execução em 18 meses.

As obras, ainda tímidas, estão em andamento. Mas no trecho das curvas na Serra não há movimento de máquinas. Assim, o tráfego continua normal. Um caminhão que fazia o percurso na manhã desta quinta-feira (31) ficou trancado no meio do caminho. Na tentativa de subir, o motorista trancou em uma curva na parte de Grão-Pará. Um guincho teve que ser acionado e o trânsito esteve bloqueado das 7h às 11h.

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Mais um problema

Trata-se de mais uma situação, das tantas, e confirma a importância dos investimentos na região. "As obras estão caminhando mas temos uma diferença em relação a todas as outras regiões, o tempo não obedece os meteorologistas, é totalmente fora de padrão. Às vezes aqui está dando sol e na Serra, chovendo. Tivemos muita chuva nas últimas semanas, e atrasaram as obras", comentou o prefeito de Grão-Pará, Hélio Alberton Júnior, em entrevista à Rádio Som Maior. "Estão na fase de terraplanagem, vindo de Urubici até o pé da Serra na parte de Urubici, fizeram duas galerias grandes justamente pelos índices pluviométricos. Estão na fase de alteração de itens de projetos", detalhou.

O início da estrada em Grão-Pará / Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Uma das discussões recentes foi sobre a natureza do pavimento a ser utilizado na extensão serrana da SC-370. "A subida da Serra, a parte mais bonita, estava sendo proposta em pavimento flexível, o asfalto que a gente conhece, e está sendo proposto pavimento rígido, concreto armado, que se adequa melhor àquela parte mais bonita da Serra, nas curvas e na descida acentuada, o que fica mais viável pelo solo e para execução", observou. "Nos próximos 60 dias instalamos o britador na parte de cima e a obra começa tomar cara de pavimentação", projetou.

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Até 70 dias para agilizar

Os trabalhos se concentram nas extremidades do trecho a ser pavimentado, no alto e na parte de baixo da Serra. "Estão fazendo a limpeza, o alargamento, a largura original da pista de rolamento, as drenagens pluviais, as tubulações, vão chegar até o pé da Serra, na parte Sul em Grão Pará já fizeram a drenagem e o alargamento, daí depois começa a britagem da sub-base da pavimentação, estão fazendo testes de vigas para ver a deformação do solo. Acreditamos que em 60 ou 70 dias, se o tempo permitir, eles consigam dar uma agilidade maior nesses dois trechos, norte e sul, que não são a subida", relatou o prefeito. 

Governador na assinatura da ordem de serviço para a obra / Foto: Julio Cavalheiro / Secom

"A subida da Serra va ficar para uma segunda etapa, assim que terminarem os problemas na Serra do Rio do Rastro, pois essa obra tem que ser com rodovia fechada. Não é possível a movimentação da obra com tráfego", completou.

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Ouça a entrevista do prefeito de Grão-Pará no podcast:

 

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