Em agenda cumprida na primeira quinzena de março em Brasília, o prefeito Clésio Salvaro obteve do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, garantias para a instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rio Maina, nos mesmos moldes da que opera na Próspera desde o ano passado.
“A ideia do prefeito é transformar a policlínica do Rio Maina em uma Unidade de Pronto Atendimento e a dúvida era em relação ao custeio dessa unidade depois de pronta, porque essa é sempre a grande questão. E o ministro nos disse: construam, depois nós vamos agilizar a documentação necessária para o custeio”, afirmou na ocasião a deputada federal Geovânia de Sá, que participou daquela reunião.
Dando andamento ao processo, uma técnica enviada pelo Ministério da Saúde está em Criciúma. Na tarde desta quinta-feira, 13, ela visita a atual Policlínica do Rio Maina, que após as obras planejadas pela prefeitura será transformada na UPA. "Mas o Rio Maina não perderá a Policlínica, que será instalada no Bairro Wosocris para continuar atendendo a comunidade", anuncia o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, que acompanha a representante do ministério na ida à unidade de saúde.
Nesta sexta-feira, 14, a técnica do Ministério da Saúde vai até a UPA da Próspera para uma fiscalização. Um fator que na reunião de março agradou ao ministro Mandetta foi o projeto do prefeito Salvaro de erguer o prédio da UPA com recursos do município para, depois, formalizar a parceria para o custeio federal para a manutenção da estrutura, assim como vem ocorrendo na unidade aberta desde 2018 na Próspera.
Mais detalhes no programa Ponto Final, às 18h, na Rádio Som Maior.
Confira também: