Após viralizar vídeo de peixes nadando no Rio Criciúma, no bairro Santa Bárbara, o Programa Adelor Lessa entrevistou a diretora de Meio Ambiente, Anequésselen Fortunato, para falar sobre o assunto. A superintendente afirmou que trata-se de uma situação frequente e comum nos últimos anos, mas fez alguns alertas a população criciumense.
Nos últimos cinco anos, a Prefeitura Municipal de Criciúma vem fazendo algumas ações que visam diminuir a poluição do rio. Algumas delas são o programa Se Liga na Rede em parceria com a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e o Projeto Águas. “Mas é importante que as pessoas saibam que a água desse rio não está própria para banho e nem consumo”, destacou Anequésselen Fortunato.
Na última vez em que foram encontrados peixes no Rio Criciúma, a gestão municipal fez um estudo da água em cinco pontos, começando pela nascente. “Analisamos o ano todo em todas as estações a qualidade da água, a conclusão em dezembro é que a água tem melhorado ao longo dos anos”, disse a diretora acrescentando que os locais menos poluídos são os bairros Santo Antônio e Santa Bárbara.
Anequesselen ainda afirmou que acredita na despoluição do Rio Criciúma, mas que para isso, os próximos governos terão que manter as ações de combate a poluição e que a população precisa contribuir mais, começando pelo ato de não jogar lixo.
Ouça a entrevista completa abaixo: