Em Criciúma, um projeto chamado Marista Escola Social Irmão Walmir atende diariamente 264 estudantes entre 11 a 18 anos. A instituição atende no bairro Renascer e foi idealizado em 2009, sendo implantado em 2010. O programa oferece bolsas de estudo gratuitas, além de materiais didáticos e alimentação, para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
A escola atende turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio, o qual projeta implantar o 3º ano do Ensino Médio em 2022. “A consolidação desse trabalho é que ele é 100% gratuito. Qualquer um pode ter acesso, desde que esteja inserido nos critérios da bolsa de estudos de renda per capita e afins”, destacou o diretor do Centro Educacional Marista Irmão Walmir , Luciano Mendes Pereira.
O diretor ainda destacou que morar no bairro Renascer não é um pré-requisito para fazer parte do quadro de alunos, desde que o estudante tenha disponibilidade de locomoção e se enquadre nas requisitos estabelecidos. “É um envolvimento de maneira integrada, tanto no Pio Côrrea como no bairro Renascer, nosso objetivo é oferecer ensino de qualidade”, acrescentou.