O MDB deu mais um passo rumo às prévias que estão marcadas para o próximo dia 19. O partido definiu, nesta sexta-feira (4), a formação da comissão eleitoral que será responsável pela direção dos trabalhos. Integram a comissão o ex-deputado federal Ronaldo Benedet, de Criciúma, além do ex-senador Neuto de Conto e dos advogados Fernando Mallon, Miguel Soar e Adenilso Biasus.
Caberá à comissão organizar as prévias que definirão o candidato do partido ao Governo do Estado. O grupo receberá os requerimentos de inscrições e fará as homologações, além de encaminhar a confecção das cédulas de votação e esclarecer dúvidas, amenizar conflitos referentes às prévias e receber as informações dos votos nos municípios, coordenar a apuração e divulgação dos resultados.
As prévias ocorrerão de forma simultânea em todos os 295 municípios catarinenses das 9h às 15h. As inscrições estão abertas até o dia 10 e, até o momento, tudo indica que somente o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, formalizará inscrição. A decisão por realizar o processo foi tomada ainda em agosto de 2021 e reforçada no começo desta semana pelo presidente estadual do partido, deputado Celso Maldaner, que até há poucos meses também se movimentava como um dos pré-candidatos, a exemplo do senador Dario Berger, que ainda está na iminência de uma possível transferência para o PSB.
Terão direito a voto nas prévias os membros dos diretórios municipais, das comissões provisórias, do diretório estadual, além de vereadores em exercício, deputados estaduais e federais, senador e suplente, prefeitos, vice-prefeitos e delegados estaduais. Se apenas um filiado se inscrever na prévia, ele será automaticamente homologado como candidato do partido.