Dos 22,5 mil alunos participantes, 1.148 sagraram-se finalistas e, desses, foram medalhistas do 8º Prêmio Acic de Matemática 99 estudantes, que serão premiados nesta terça-feira, 19, a partir das 9 horas, em evento realizado na sede da Associação Empresarial de Criciúma. Serão entregues nove medalhas de ouro, 29 de prata e 61 de bronze. "É chegado o momento de celebrarmos os vencedores, mas enaltecendo a participação de todos os estudantes, gestores escolares, professores, pais e familiares que se esforçaram para o sucesso de mais uma edição do Prêmio Acic de Matemática", declara o presidente da entidade empresarial, Valcir José Zanette. "Estamos ansiosos em ver os estudantes receberem o tão merecido reconhecimento. Parabenizamos a todos os estudantes que irão subir no palco da Acic e receber a premiação. Mas também, o nosso reconhecimento àqueles que se desafiaram a participar, orientados pelos professores e gestores das escolas", corrobora a coordenadora do prêmio, Marlene Pires. Ela explica que os professores e escolas dos estudantes com a melhor pontuação de cada município nesta edição também receberão certificados de Honra ao Mérito. E aproveita para fazer uma revelação: "Tivemos uma prova gabaritada".
Desenvolvimento
A avaliação envolveu alunos do quinto ao nono ano do ensino fundamental, de 141 escolas públicas municipais e estaduais de 12 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Morro da Fumaça, Maracajá, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.
A primeira prova foi realizada nas unidades escolares em agosto, sendo classificatória para a segunda fase. Os alunos com as melhores notas enfrentaram a segunda prova, em setembro, na Acic, com o desafio de responder seis questões discursivas. "No momento da correção das provas da segunda etapa, é observado cada raciocínio descrito nas respostas dos estudantes", detalha Marlene. As provas foram elaboradas pela equipe técnica, também responsável pela correção e resultados. Com base no desempenho, os estudantes são selecionados em primeiro, segundo e terceiro lugares, os quais recebem, respectivamente, medalhas de ouro, prata e bronze. Aqueles que obtêm as notas mais altas são considerados os destaques de seus municípios.
Moção de Aplauso
Durante a cerimônia de premiação, também será entregue à Acic uma Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Criciúma, pela iniciativa de realizar o Prêmio de Matemática, criado em 2014, na gestão do presidente César Smielevski. "Todas as diretorias que se sucederam mantiveram a realização, por entender a importância do prêmio e sua contribuição para melhorar a educação pública em Criciúma e na nossa região. Somos gratos à vereadora Roseli De Lucca Pizzolo por propor essa Moção de Aplauso e a todos os vereadores pela aprovação unânime", afirma o presidente Valcir José Zanette. "O Prêmio Acic de Matemática tem contribuído de forma significativa para a melhoria da qualidade da educação na região, revelando talentos e direcionando investimentos com foco no futuro. Em 2024, buscando ampliar ainda mais o impacto positivo na educação regional, especialmente em uma área essencial para o desenvolvimento humano, a Acic lançou também um projeto piloto voltado à Língua Portuguesa", enaltece a vereadora