Por mais que existam campanhas visando a proteção do meio ambiente, como o Recicla Junto, os números de produtos recicláveis ainda é pequeno. A responsável pelos pontos de coleta seletiva da Prefeitura de Criciúma, Daniela Benedet, esteve no Som Maior Verão desta segunda-feira, 27, falando sobre o assunto, que poderá ganhar força no Rincão.
“Tá bem longe ainda, a gente vem trabalhando cada vez mais com a conscientização, indo nas escolas, mas esse processo de reciclagem está bem longe de atingir os 100%. As pessoas estão trabalhando cada vez mais para que isso aconteça, eu também tenho visto bastante essa questão dos materiais recicláveis na orla”, afirmou.
Quem deseja reciclar algum material plástico, pode dar uma lavada antes de entregar, para que assim o valor seja ainda maior. “Quando você está usando esse material dentro de casa, pode colocar na pia e passar uma aguinha, depois já dá para reciclar”, explicou.
Todo o lixo que é recolhido no Rincão vai parar em lixão, diferente do destino correto, já que alguns materiais poderiam ser reaproveitados. A ideia é que pontos sejam instalados no município, para que as pessoas comecem a dar outro destino aos produtos. “Eles já conversaram com a gente para colocar um ponto de coleta aqui também”, contou Daniela.