A Mina de Visitação Octávio Fontana, única mina aberta à visitação pública da América Latina, recebeu, segundo levantamento feito de janeiro a novembro de 2024, mais de 17 mil turistas. Sendo um dos grandes pontos turísticos de Criciúma, o espaço teve visitantes vindos de 13 países e 17 estados brasileiros.
O coordenador do ponto turístico, Roberto Bortolotto, justifica o movimento nas visitações. "Entendo que o número de pessoas que nos visitam está diretamente relacionado a importância histórica que a produção de carvão mineral teve e ainda tem para o desenvolvimento da nossa região. Assim como a experiência proporcionada aos turistas durante o passeio pelo staff da mina que se dedica a atender o público de maneira cordial e entusiasmada", explica.
Ao longo de 2024, os eventos e atividades realizados no espaço abrilhantaram e divertiram a Mina de Visitação, com turmas de alunos de várias escolas que puderam conhecer um pouco mais o trabalho dos mineiros. Segundo Bortolotto, os projetos para 2025 estão a todo vapor para melhoria do local e, claro, para receber ainda mais turistas no ano que vem. "Como todos os anos traçamos metas e desenvolvemos planos no sentido de sempre ampliar a experiência do turista que nos visita. Para 2025 não será diferente, porém, como as ideias pensadas ainda estão em fase embrionária, posso dizer que estamos trabalhando no sentido de melhorar e ampliar a experiência vivida pelos turistas que nos visitam", ressalta o coordenador.
O horário de funcionamento seguirá normalmente para 2025, sendo, nas segundas feiras, aberto para visitação das 14h às 18h e de terça a domingo, aberto das 9h às 12h e das 13h às 18h. Vale ressaltar que durante o período das festas de fim de ano o horário é diferenciado. Nos dias 31 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025 haverá recesso. A partir do dia dois de janeiro, o funcionamento volta ao horário normal.