Mesmo com sete casos de coronavirus já confirmados em Santa Catarina, as missas nas dioceses do estado continuam acontecendo. Em Criciúma a situação não é diferente, mas há uma série de cuidados e prevenções a serem seguidos durante a realização da missas, todos orientados pelo Regional Sul 4 do Conselho Nacional do Bispos do Brasil (CNBB).
"Estivemos reunidos no sábado para tratar sobre essa continuidade. A decisão do próprio Bispo Dom Jacinto, do Conselho Diocesano de Pastoral, foi de que seguíssemos as orientações do CNBB. Por hora, a decisão da Diocese, é seguir o que a regional da CNBB orienta", destacou Marcos Tramontim, titular do secretariado Pastoral da Diocese de Criciúma.
Confira também - Bispo pede calma e confiança em Deus
As orientações da regional do Conselho são de que, durante as atividades e celebrações na igreja, seja evitado o aperto de mão na acolhida aos fiéis, não dar as mãos durante a acolhida do Pai Nosso, omitir o abraço da paz, distribuir comunhão somente na mão, garantindo que o fiel comungue diante do ministro. Além disso, recomenda-se também a higienização das mãos para todos os colaboradores, principalmente aqueles que cuidam da oferta, assim como manter as portas e janelas da igreja sempre abertas, arejando o ambiente.