Versáteis e clássicos, os lenços se adaptam aos mais diferentes estilos. O assessório vem com diversos tamanhos e estampas para cada gosto. A peça geralmente tem recorte quadrado e é feita de tecidos leves. Já os cachecóis e echarpes são retangulares e o tecido é mais grosso, a fim de aquecer nos dias mais frios.
O lenço de tecido ao redor do pescoço surgiu com os soldados romanos, no século 1 a.C. Para se refrescar nos dias mais quentes, eles amarravam um pano molhado chamado ‘focale’ no pescoço para se proteger do calor. A peça só se tornou popular séculos depois, quando foi adotada pelos franceses, conhecida por eles como ‘cravate’.
Segundo a consultora de estilo Paula Salvador, o lenço nunca esteve fora de moda. “As dicas que eu sempre dou são em relação a analisar se essa tendência tem realmente a ver com seu estilo, pensar se você vai continuar usando, mesmo depois que o “boom” passar e se você precisa daquela peça”, ressalta.
Os lenços podem ser usados como assessórios de cabelo, por exemplo, em forma tiara ou amarrado no rabo de cavalo baixo. Outra ideia é usar como complemento do look, amarrado no pescoço, bolsa ou passador de cinto, dependendo do estilo de cada um. “Quando as pessoas têm os seus estilos em mente, isso é, o jeito que elas gostam de se sentir ao se vestir, não importa se uma peça está na moda ou não, porque vai fazer sentido para ela”, afirma Paula.
(Colaboração: Stefanie Machado / Portal Satc)