O governador Carlos Moisés se reuniu na manhã e no início da tarde desta terça-feira, 15, com os gestores que compõem o Conselho de Governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Eduardo Leite (RS), Carlos Massa Ratinho Júnior (PR) e Reinaldo Azambuja (MS). Na ocasião, foram discutidos o planejamento estratégico da região para as próximas duas décadas e ações de enfrentamento à pandemia. A reunião foi realizada no Palácio Piratini, sede do Governo do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e também teve a participação dos secretários estaduais da Saúde.
"Foi uma reunião extremamente importante para alinhar a união para o desenvolvimento dos quatro estados para os próximos 20 anos, bem como as nossas ações conjuntas, como a integração das divisas, a exemplo das serras gaúcha e catarinense e entre Santa Catarina e o Paraná. Também foram sugeridas ações que podem ser realizadas no enfrentamento à pandemia, inclusive a realização de aquisições conjuntas, a partir do Ministério da Saúde", afirmou o governador Carlos Moisés.
O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, acompanhou a reunião. "Ainda temos algumas semanas que preocupam à frente e as dificuldades enfrentadas por todos os estados são similares, relacionadas ao custeio, que estão sendo discutidas com o Ministério da Saúde. Em Santa Catarina, felizmente, temos um superávit que nos permite trazer recursos para enfrentar essa situação. Essa possibilidade de união para trazer segurança e saúde é importante", resumiu.
A expectativa do Codesul é contratar uma consultoria técnica para fazer um estudo de desenvolvimento integrado dos quatro estados com foco em 2040. O objetivo é identificar potencialidades e desafios comuns para traçar um plano de ação para a região. "Temos um perfil socioeconômico semelhante, por isso pensando regionalmente a gente amplifica a capacidade de desenvolvimento para além dos nossos mandatos", explicou o governador anfitrião, Eduardo Leite.
Após os compromissos em Porto Alegre, Carlos Moisés se deslocou por meio de um voo comercial para Brasília, onde tem compromissos em órgãos do Governo Federal.