O juiz Sérgio Moro determinou a prisão do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O político tem até às 17h de sexta-feira (6) para se apresentar voluntariamente na Polícia Federal em Curitiba. Segundo o juiz, esse prazo foi concedido devido ao cargo de relevância ocupado anteriormente por Lula.
O político foi condenado em duas instâncias da Justiça em relação ao caso do Tríplex do Guarujá. A pena é de 12 anos e um mês de prisão, com início em regime fechado. Na quarta-feira (4) o Supremo Tribunal Federal (STF) negou habeas corpus em votação apertada com resultado de 6 a 5.
A defesa do ex-presidente ainda poderá recorrer da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou novamente no STF. Lula foi considerado culpado por crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.
Com a condenação confirmada, Lula fica inelegível e com a ficha suja para as eleições de 2018. Ainda na esfera eleitoral, a situação será definida pelo Superior Tribunal Eleitoral (STE), que analisará uma possível candidatura. O protocolo de candidatura deve ser feito até o dia 15 de agosto. Lula pode ainda pedir uma liminar para concorrer no pleito.
Na decisão, é informado que em hipótese alguma Lula será algemado. Também é informado que foi preparada uma sala especial para receber o ex-presidente.
Confira na íntegra a decisão de Sérgio Moro: