Faleceu, na manhã desta terça-feira (1), o ex-diretor da Câmara de Vereadores de Criciúma, Arnoldo Ido de Souza, aos 78 anos.
O velório de Arnoldo será iniciado a partir das 14h30 desta terça, no Crematório Millenium, em Içara. A primeira despedida ocorre até às 23h. Nesta quarta (2), o segundo dia de homenagens começa às 7h30. A partir das 10h, a última cerimônia de despedida será realizada.
Aposentado desde 1999, Arnoldo deixa seus filhos Helton Jeremias de Souza, diretor do Cedup; Fabio Jeremias de Souza, ex-presidente da OAB; Heloísa Jeremias de Souza, consultora de Marketing, e a jornalista e empresária Fabrine Jeremias de Souza.
História
Arnoldo Ido de Souza, viveu com a nobre missão de servir, deixa marcas de bondade por todo lugar onde passou. Seu legado não pode ser medido em palavras, mas em gestos que transformaram a vida de muitas pessoas, nas mãos estendidas que ele ofereceu e no carinho que espalhou sem reservas.
Nascido em Treze de Maio (SC), no dia 17 de novembro de 1946, filho de Benta Caetana de Souza e de Ido Manoel de Souza.
Casou com Edinete Jeremias de Souza, 50 anos de matrimônio. Desta união, os filhos: Helton, Fábio, Heloísa e Fabrine. Avô de Igor, Carolina, Caio, Paulo Roberto, Benício e Lia.
Veio para Criciúma em 1948, e foi morar no bairro Metropol. Lá estudou até a 4ª série, mudando-se para o Rio Maina, na Vila Francesa. Em 1958 mudou-se para o bairro Pinheirinho, e em 1959 fez o curso de admissão para estudar na época, o chamado “Ginásio”. A Diretora, Zuleima Carneiro, lhe ofereceu uma vaga de office boy no Colégio Marista para ser bolsista. Em 1960 começou a trabalhar e estudar no Colégio Marista em Criciúma. Fez o Científico, sendo a segunda turma a se formar.
A partir daí sua trajetória profissional foi brilhante, cheia de conquistas e momentos que refletem sua dedicação e excelência, incluindo diversas outras atuações.
- Professor aos 17 anos de língua portuguesa para a turma do Ginásio do Marista;
- Secretário Geral do Colégio Marista;
- Membro da Equipe PNDG e dos colégios particulares de Criciúma (Turma do Secretariado);
- Presidente do CLUJOPI (Clube dos Jovens de Pinheirinho);
- Candidato a vereador pelo MDB, ficou como primeiro suplente;
- Secretário Geral do ACRI (Associação dos Colégios Particulares);
- Orientador do Colégio do AR via rádio, direto de Brasília (curso de Alfabetização de Adultos);
- Tesoureiro do Colégio Marista;
- Coordenador do Conjunto CM5 do Colégio Marista;
- Secretário de Administração Prefeitura Municipal de Içara (Gestão Prefeito José Antônio Dal Toé);
- Secretário de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Içara (Gestão Prefeito João Ramos Rousseng);
- Assessor dos Vereadores da Câmara Municipal de Içara;
- Presidente do MDB de Içara;
- Assessor parlamentar do MDB da Câmara Municipal de Criciúma;
- Diretor Geral da Câmara Municipal de Criciúma;
- Em 2007, recebeu título de Cidadão Honorário de Criciúma, concedido pela Câmara de Vereadores;
- Em 2017, recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de Içara, pela contribuição na elaboração do estatuto da Entidade Feminina Içarense de Assistência Social (Éfias)
A Câmara de Vereadores, que já foi dirigida por Arnoldo Ido de Souza, emitiu uma nota de pesar. Leia na íntegra:
A Câmara de Vereadores de Criciúma manifesta profundo pesar pelo falecimento de Arnoldo Ido de Souza, ocorrido nesta terça-feira (1), aos 78 anos. Ex-diretor desta Casa Legislativa, Arnoldo sempre será lembrado por sua dedicação ao serviço público, sua vasta experiência e sua contribuição para o desenvolvimento político de Criciúma.
Com uma trajetória marcada pelo compromisso e seriedade no exercício de suas funções, deixa um legado de conhecimento e integridade que seguirá inspirando todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
A Câmara de Vereadores de Criciúma expressa suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos neste momento de dor.