Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Morro da Fumaça repassa R$ 94 mil a três instituições filantrópicas

Recursos partiram do pagamento do Imposto de Renda de empresas e pessoas físicas

Por Redação Morro da Fumaça, SC, 10/10/2022 - 14:37
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Logo no primeiro ano em que aderiu ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Morro da Fumaça já arrecadou R$ 94 mil. Os recursos serão distribuídos entre três instituições filantrópicas da cidade, que precisaram apresentar projetos sobre como aproveitarão o dinheiro para melhorarem ainda mais o trabalho desenvolvido junto aos jovens em situação de vulnerabilidade.

Com o apoio do Governo Municipal, o CMDCA visitou empresas e contadores para apresentar a iniciativa. Empresários e Pessoas Físicas poderiam destinar parte do Imposto de Renda ao FIA. Os convênios foram assinados na manhã desta segunda-feira, 10, pelo prefeito Noi Coral.

"Superou as nossas expectativas. Felizmente, tivemos uma ótima aceitação entre o empresariado local, que entendeu que esta é uma maneira de garantirmos que o imposto pago fique no município, beneficiando as nossas entidades sociais que atendem crianças e adolescentes", destaca Júlia Cechinel Coral, presidente do CMDCA de Morro da Fumaça.

As três instituições inscritas no chamamento público foram o Programa Fumacense de Ação Social (PROFAS), o Cantinho do Amor e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O incentivo financeiro vai fazer com que as diretorias tirem do papel importantes ideias que estavam 'engavetadas' por falta de recursos.

Destinamentos

A Apae irá implementar um projeto de Alimentação Saudável, por trabalhar com jovens diversos com seletividade alimentar e pela dificuldade de as famílias procurarem um nutricionista. A associação pretende contratar um profissional especialista nesta área e ampliar a merenda para atingir a particularidade de cada aluno. O outro projeto está ligado à psicomotricidade. A instituição vai ceder o professor de educação física e adquirir os equipamentos necessários para desenvolver a coordenação motora dos alunos.

"Todas as nossas dificuldades se amenizam com qualquer tipo de ajuda. Sabemos que os custos não são fáceis de cobrirmos, atendemos muitas pessoas. Mas, com mais esse benefício, vamos conseguir tirar do papel projetos importantes para melhorarmos ainda mais o nosso trabalho", pontua Zoraide Maria de Costa, presidente da Apae de Morro da Fumaça.

Já o PROFAS deverá contratar uma psicóloga e desenvolver o projeto Dança, com um professor de educação física. "A gente há tempos tinha a vontade de ter uma psicóloga na escola, porque repercute no comportamento das crianças na sala de aula e no relacionamento com os pais. A dança é uma atividade fundamental. Tira a timidez, desenvolve o equilíbrio, a participação e o entrosamento. Também incluiremos o Funcional Kids, que seria como uma academia dentro do PROFAS", explica Mary Neuza Espíndola Bif, a Lula, presidente do PROFAS.

O Cantinho do Amor, por sua vez, trabalha com a produção de enxoval para crianças carentes. Com o dinheiro, a entidade irá comprar mais materiais para garantir a continuidade do projeto. "O FIA chegou na hora certa, porque tudo está muito caro. Vai cair como uma luva para a gente manter e até ampliar a produção", comenta a representante do Cantinho do Amor, Marilei Casagrande.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito