O oitavo e último ano de mandato de Murialdo Gastaldon no comando da Prefeitura de Içara vai chegando ao fim. Eleito pela primeira vez em 2012 e reeleito em 2016, Murialdo dará lugar no dia 1º de janeiro a prefeita eleita Dalvania Cardoso, se despedindo do comando do município com marcas importantes que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da cidade em diversas áreas.
Para Murialdo, foram muitas as importantes marcas imprimidas em Içara nesses últimos oito anos. Na área da saúde, os destaques ficam a cargo do Complexo de Saúde Jorge Feliciano e da implantação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no São Donato. Na educação, está a ascensão do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e na cultura, os festivais de teatro.
Mas há um ponto em especial destacado pelo prefeito e que se mostrou essencial para o desenvolvimento da cidade: a economia. “Fomos a cidade que mais gerou empregos na região, apresentamos uma taxa de crescimento que é o dobro da média estadual, gerando e dando oportunidade ao povo içarense de ter sua renda, pagar suas contas, colocar comida na mesa e ter condições de crescer na vida familiar”, pontuou Murialdo.
Alguns outros fatores também foram essenciais para fazer com que Içara fosse vista com bons olhos por muitas empresas, que escolheram a cidade para se estabelecer e, consequentemente, contribuíram para a geração de emprego e renda no município. A redução do preço de energia, os acessos pavimentados com Criciúma e também com a BR-101 fazem de Içara um destaque estadual.
“Muitas pessoas de Içara e de fora da cidade conseguiram trabalho em razão da ampliação das empresas e vinda de novas empresas para cá. Fort, Combo, Carrefour, centralização das atividades da Librelato, ampliação da Eskimó e Farben criaram um dinamismo que teve um efeito multiplicador sobre toda a economia catarinense. Vamos terminar 2020 como a cidade que mais gera emprego na região”, destacou o prefeito.
Murialdo abandonou as salas de aula da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) para concorrer e assumir a prefeitura de Içara. Segundo ele, a intenção é retornar à universidade como professor assim que seu mandato se encerrar.
“Gratidão eterna à população de Içara, que nos confiou um mandato e ratificou o segundo mandato. Espero ter correspondido pelo menos parcialmente às expectativas que foram geradas, gostei demais de ser prefeito do município e vou sentir saudades. Foi extraordinariamente bom o convívio mais próximo com a população”, ressaltou.