Cerca de 140 alunos da rede estadual de educação da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) retornam às atividades presenciais nesta quinta-feira, 5. O retorno é exclusivo para alunos do terceiro ano do Ensino Médio que não participaram das atividades virtuais realizadas durante a pandemia de Covid-19 ou que estão com dificuldade de aprendizado.
“As escolas que iniciam hoje são as primeiras que tiveram seus planos de contingência homologados, com um convite feito às famílias para que os alunos participassem. Elas tiveram a aceitação e conseguiram organizar um grupo de no mínimo cinco alunos para atendimento. São escolas de Lauro Müller, Forquilhinha e Criciúma também”, declarou a gerente regional de educação, professora Ronisi Guimarães.
A partir da próxima semana, as escolas que receberem homologação de seus planos de contingência também retomaram com as atividades de reforço pedagógico presencial. A retomada precisa ser autorizada pelas famílias dos alunos que são convidados pela própria escola, através de um levantamento de desempenho.
A rotina de retomada, no entanto, é bem diferente daquela que estávamos acostumados a presenciar antes da pandemia de Covid-19, com uso de máscara obrigatório, aferição de temperatura, álcool em gel em todos os espaços e restrição de alunos em determinados espaços.
“Toda essa nova rotina foi explorada com os professores que trabalham com os alunos. Os estudantes permanecerão nas escolas de segunda à quinta, e esse atendimento pedagógico acontecerá de segunda à quinta-feira, com 2 horas de duração e mínimo de cinco alunos e, no máximo, em salas de 48 metros quadrados, 15 alunos”, pontuou.