Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Na Arábia Saudita, estudantes de Criciúma representam o Brasil em mundial de robótica

Evento tem apoio da F-1 e time da Escola Sesi disputará provas de arrancada com carro montado por eles que mede 50 cm

Por Redação Criciúma, 20/11/2024 - 14:03
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Seis estudantes da Escola SESI de Criciúma vão representar o Brasil no campeonato mundial de robótica na Arábia Saudita a partir da próxima sexta (22). Os estudantes da Escuderia Alpha, formada por Pedro Guilherme Rosa Lutz, 19, Sofia Ferreira Scarsi, 16, Sofia Coelho Pereira, 16, Arthur Oliveira da Silva, 19, João Pedro Albino Neto, 18, Renato Cardoso Antunes Junior, 18, acompanhados do técnico Cléber José Marinho Júnior, e do coordenador de educação básica e profissional do Senai de Criciúma, Geovanes Barcelos Júnior, viajaram nesta segunda-feira (18).

A competição terá avaliações em vários níveis, incluindo o projeto que já foi enviado para ser analisado previamente pelos jurados, e ainda a etapa das corridas. O time disputará provas de arrancada com um carro montado por eles que mede 50 centímetros, pesa pouco mais de 50 gramas, é movido por dióxido de carbono (CO2) e atinge até 70 km/h. Também disputará prova com viés administrativo, em que as equipes devem mostrar capacidade de gerir o projeto, cuidando de temas como orçamento, sustentabilidade e marketing. A vaga foi conquistada em março, com a segunda colocação na etapa nacional do torneio, disputada em Brasília.

Confira o vídeo do último teste feito na escola, no Campeonato Nacional de Robótica:
 

Depois da Arábia Saudita, o grupo irá para o Catar, onde acompanhará uma corrida de Fórmula 1 e terá acesso a áreas restritas, como os boxes. "A equipe é muito experiente, praticamente metade da equipe que já participou de um mundial, e outros que entraram também são bem experientes em torneios de robótica. Os materiais entregues são muito bons, e acho que vamos sim fazer uma melhor colocação do que ficamos em 2022", avalia do técnico Cléber Marinho. Para o capitão da equipe, Pedro Guilherme, a competição é a oportunidade de mostrar todo o talento da equipe, que almeja além de um lugar no pódio, ser a melhor brasileira neste mundial.

Este é o segundo mundial que a Escola SESI Criciúma participa. Em 2022 estudantes de Criciúma participaram de forma colaborativa com uma escola da Irlanda, no concurso que aconteceu na Inglaterra. Naquele ano ficaram como a melhor equipe colaborativa do mundo, única no Brasil a ganhar premiação. 


ESTUDOS
A equipe é formada por estudantes do ensino médio. Eles preparam o carro em miniatura na escola, em horários complementares de estudo, com apoio de parceiros.
O envolvimento com temas relacionados à ciência, tecnologia e matemática às vezes resulta em profissão em áreas como engenharia, diz Cleber José Marinho Junior, professor e técnico da equipe.
A Escola SESI em Criciúma participa do F1 nas escolas há seis temporadas. Cinco equipes diferentes já participaram da etapa nacional, e duas delas já se classificaram à etapa mundial.

O TIME

Nome: Equipe Alpha Scuderia Sesi Senai Criciúma:
Integrantes: Pedro Guilherme Rosa Lutz, 19, Sofia Ferreira Scarsi, 16, Sofia Coelho Pereira, 16, Arthur Oliveira da Silva, 19, João Pedro Albino Neto, 18, Renato Cardoso Antunes Junior, 18.
Técnico: Cleber José Marinho Junior

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito