Um pouco depois das 15h deste domingo, 31, dezenas de carro saíram do bairro Próspera em direção ao bairro Pinheirinho. Todos com bandeiras, fitas em verde e amarelo e alguns com frases. No trio elétrico que acompanhou os participantes, a frase “Democracia é Liberdade de Expressão”, deu o tom da carreata.
Assim como as manifestações anteriores, esta também iniciou através das redes sociais, principalmente pelo grupo de Whatsapp “Fechado com Bolsonaro”. Mas mesmo o grupo levando este nome, um dos integrantes, Pierre Bortolotto, diz que a carreata não ocorreu somente em defesa do presidente da República. “A nossa carreata não é só defender o presidente. O que a gente quer é a liberdade de expressão. Estamos correndo o risco, e a própria mídia vai sofrer com isso. O que a gente quer é a liberdade de expressão mesmo. Não é só a questão do presidente em si. Nós estamos aqui pelo Brasil”, enfatiza.
Bortolotto salienta que a participação foi de forma voluntária. “Nada de um provocar o outro para criar o grupo. A gente viu que do fim do ano passado para cá as coisas passaram a piorar em um sentido do governo poder governar. Sendo podado de tudo quanto era jeito. Eles têm intenção de derrubar esse governo desde o ano passado. Nós estamos com o cara certo (Jair Bolsonaro). Com a melhor equipe que existe e está sendo podado. E aí, está sobrando quem? Só a nação e o presidente. E claro, o braço forte”, relata.
Além dos criciumenses, também participaram pessoas de Araranguá, Tubarão, Braço do Norte, entre outras cidades. Após ir até o bairro Pinheirinho, a carreata voltou até o Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera, tudo acompanhado pela Polícia Militar.
O domingo foi de mobilização no país todos e a de Criciúma tem relação com elas. “Relação com tudo isso, quem acompanha graças às redes sociais, porque hoje a gente não lê o que alguém inventa. Nós somos online hoje. Todo mundo sabe, faz o seu julgamento e o nosso é em comum. Não é por causa de Brasília, de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Eu participo de movimentos em Criciúma desde 2014, sempre pelo país. Não é por mim, é geral, para todo mundo”, completa.
Criciumenses com Bolsonaro em Brasília
Em Brasília, os participantes da manifestação começaram a chegar à Esplanada dos Ministérios às 9h. O presidente foi até o local cumprimentar os manifestantes. O deputado federal Daniel Freitas (PSL), esteve com presidente durante o ato, participou das manifestações ocorridas na Capital Federal.
Através de suas redes sociais, ele defendeu: “Mais uma vez todos fomos às ruas para apoiar a democracia e acima de tudo, a liberdade de expressão. Não ao PL 2630/2020, não à censura! Pelo direito do livre discurso e da livre opinião!”, comentou.
A pré-candidata à Prefeitura de Criciúma pelo PL, Júlia Zanatta esteve com o presidente. Ela almoçou com Bolsonaro e lhe entregou uma camsia do Tigre.