Na previsão do tempo no fim da tarde de sexta-feira, 4, na Rádio Som Maior, o meteorologista Leandro Puchalski cravou: "37 graus no domingo, calor forte". Depois de um sábado que já foi "de fritar ovo no asfalto", a teoria também rumou para a prática neste domingo escaldante em Criciúma.
Claro que os termômetros de rua não são 100% fieis à real temperatura. Expostos ao sol, eles são sensíveis e suscetíveis dos exageros. Claro que não fazia 46 graus às 12h no Rio Maina, quando o leitor do 4oito clicou a foto acima, mas o sentimento de quem se arriscou a andar pelas ruas de Criciúma no horário era semelhante.
No fim da manhã, o mapa de temperaturas do Ciram/Epagri por Santa Catarina confirmava o calor proporcionado pelo sol forte emoldurado por poucas nuvens: 30 graus em Praia Grande, 32 em Turvo, 34 na Barragem do Rio São Bento, 36 graus em Meleiro, Araranguá, Nova Veneza e Urussanga. Em Jaguaruna, 37 graus. Isso tudo às 12h. Logo, a tendência de aumentar mais um bocado em direção à tarde persistia.
Também por volta das 12h, as câmeras do Veja o Mar mostravam um bom contingente de felizardos se refrescando na orla do Balneário Rincão, onde faz 27 graus.