Está empossada a nova diretoria da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). Em ato na tarde desta quinta-feira (27), o prefeito Jorge Koch (MDB), de Orleans, encerrou seu mandato e repassou o comando da entidade ao colega José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), de Forquilhinha.
"Fizemos o possível. Um ano é pouco para um presidente da Amrec, assim como quatro anos são poucos para os prefeitos", avaliou Jorge Koch, que segue integrado ao movimento municipalista. Ele é candidato à presidência da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), cuja eleição está marcada para a próxima segunda-feira (31). "A nossa pauta na Amrec nesse ano foi a Covid, fizemos todas as ações que estiveram ao nosso alcance", frisou.
O novo presidente não escondeu o entusiasmo. Ele lembrou da articulação política que permitiu a troca do rodízio dos partidos para que assumisse. "A vez era do PSDB, mas os prefeitos Frigo, Franqui e Salvaro acordaram conosco para que a vez fosse agora do PSD", salientou.
Neguinho apontou as prioridades para a sua gestão. "Vamos trabalhar pela volta dos voos comerciais ao Aeroporto Diomício Freitas, vamos buscar apoio do Estado para a construção de uma nova sede para a Amrec e também levar adiante um grande projeto de turismo regional", elencou.
Na agenda desta sexta-feira (28), o prefeito Neguinho receberá em Forquilhinha o governador Carlos Moisés, para o ato de entrega da ordem de serviço para as obras do aeroporto, que custarão R$ 16 milhões. Será nesse encontro, também, que o prefeito pedirá o apoio para tirar do papel o objetivo de dotar a Amrec de uma nova sede.
O ato foi prestigiado pelo ex-governador e atual diretor financeiro do Badesc, Eduardo Pinho Moreira, e pelo deputado estadual Júlio Garcia (PSD). "A união da representação do Sul tem feito a diferença, com nossos oito deputados estaduais e três federais que, por ação unida, têm trazido soluções para problemas estruturais", comentou o deputado.
Ouça, no podcast, a entrevista com o novo presidente da Amrec:
Eleição da Fecam
Antes da posse, os prefeitos da região estiveram reunidos. Na conversa, o presidente de saída pediu o voto dos colegas na eleição da próxima segunda-feira para a Fecam. "Havia três chapas, duas foram impugnadas, a nossa chapa continua e espero que haja eleição, com uma chapa ou mais", comentou Jorge Koch. Ele negou que a sua chapa também esteja ameaçada de impugnação.
"E tenho certeza que o prefeito Neguinho será um grande presidente da Amrec", declarou o prefeito de Orleans. "E o Jorge vai ser, com o nosso voto, o novo presidente da Fecam", arrematou Neguinho.