Os serviços da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Criciúma, localizada na rua João Pessoa, Centro, iniciaram nesta segunda-feira, 16, e muitos usuários já procuraram o novo espaço. Apesar do mutirão realizado no último final de semana, por enquanto a farmácia e a sala de vacinas ainda não estão funcionando, mas os demais serviços já estão sendo realizados no local.
O agendamento para as novas consultas iniciará na próxima semana e por hora, apenas as consultas agendadas estão sendo realizadas. Aos pacientes que ainda não sabem dos atendimentos no novo local, uma equipe ficou na antiga unidade para orientá-los e fazer o transporte quando necessário.
A previsão é de que até a próxima quarta-feira, 18, todos os atendimentos aos pacientes estejam normalizados. "Os serviços que ainda não estão acontecendo são vacinação, por conta da geladeira que precisa refrigerar até chegar a temperatura adequada, e os da farmácia", explicou a enfermeira gerente da UBS Centro, Liliana Dimer. Por enquanto, é recomendado que o paciente procure a UBS mais próxima caso precise desse tipo de atendimento.
Ainda de acordo com a gerente, é importante destacar que o atendimento é prioritário para quem reside na área central da cidade. "Nós estamos com um movimento bem intenso aqui, e avaliando todas as situações de cada paciente. Se for uma situação que a pessoa não pode esperar, como os sintomas de gripe, iremos nos organizar para atender. Mas o certo é que cada pessoa procure a unidade de saúde do bairro em que mora", destacou.