Novembro vem para trazer conscientização e debate sobre a saúde masculina, em especial, a respeito do câncer de próstata, um dos tipos de tumor que mais acomete os homens no Brasil. Para disseminar a conscientização sobre a doença e promover o cuidado, o Criciúma Shopping dá sequência a campanha “Previna com Amor”, com lives em alusão ao mês de combate ao câncer de próstata.
A estimativa é que aproximadamente 65 mil novos casos sejam revelados em 2020. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (INCA). “O câncer de próstata é o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos. Segundo a Sociedade Americana de Urologia, um em cada seis homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida. No entanto, somente um homem em cada 35 morrerá da doença”, explica o médico urologista Marcos Aurélio Antunes Machado, que também é membro da Sociedade Brasileira e Catarinense de Urologia.
A idade é um fator de risco, visto que grande parte dos casos, e até os índices de mortalidade, são maiores em homens acima dos 50 anos. “O câncer de próstata é responsável por 10% de todas as mortes provocadas por câncer em homens, ficando atrás dos tumores de pulmão e intestino”, destaca o médico.
Apesar de ser uma doença silenciosa inicialmente, pois muitos pacientes não apresentam sintomas, o diagnóstico precoce pode fazer toda diferença nas chances de cura. Por meio de exames clínicos de investigação e rastreamento, sejam radiológicos ou laboratoriais, é possível fazer o diagnóstico do câncer ainda em fase inicial.
Prevenção se faz com informação
Abrindo a série de lives, o urologista é o primeiro convidado, com o tema “O alerta do Novembro Azul para os cuidados com a saúde do homem”. O bate-papo será nesta terça-feira (10), às 18h, no Instagram @criciumashopping.
Em seguida, o psicólogo clínico e terapeuta sexual, Abel Dimer Reck vem responder “Por que os homens devem cuidar da sua saúde?", às 16h, no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, lembrado em 17 de novembro. Para finalizar a programação, a fisioterapeuta pélvica fala sobre “A atuação da fisioterapia pélvica na saúde do homem", dia 24, às 16h.