Moradores do Bairro Sangão, em Criciúma, preparam um novo bloqueio da Rodovia Jorge Lacerda. No último dia 13, a estrada foi fechada por cerca de meia hora, no fim da tarde, no ponto em que atravessa a comunidade. Na pauta, limpeza do Rio Sangão e pavimentação de ruas.
"Parece que não nos querem enquanto bairro, estamos entre Criciúma e Forquilhinha, mas os nossos impostos são recolhidos por Criciúma, e queremos as respostas de Criciúma", disse na ocasião do presidente da Associação de Moradores do Bairro Sangão, Diego Selau.
O prazo dado pela população para que providências fossem tomadas se esgota na próxima segunda-feira, 24. "Se não fizerem nada, vamos realizar uma nova assembleia do bairro e daí montar um protesto maior", informa o diretor da associação, Gustavo Duminelli. O clamor dos populares se tornou mais frequente depois dos temporais do dia 24 de maio, quando dezenas de moradores tiveram suas casas atingidas pelas águas do Rio Sangão.
Confira também: Limpeza no rio e ruas pavimentadas, os pedidos do Sangão
A ida à Câmara
O presidente do bairro esteve em recente audiência pública que tratou de cheias na região da Quarta Linha e, no começo desta semana, foi a uma sessão na Câmara de Vereadores. "A comunidade nos pediu e estamos requerendo uma audiência pública para tratar dos problemas do Sangão", confirma o vereador Ademir Honorato (MDB), autor do requerimento que foi submetido ao plenário na última terça-feira. A vereadora Geovana Zanette (PSDB), entendendo que a audiência da Quarta Linha já havia tratado do Sangão, pediu que a solicitação de Honorato fosse encaminhada às comissões do Legislativo. Assim, a solicitação vai tramitar a partir de segunda-feira.
"O pessoal do Sangão esteve lá na audiência da Quarta Linha, que só tratou de questões da Quarta Linha. Entendemos que o pedido é legítimo, o Sangão tem as suas demandas e os moradores estão com razão em reclamar. O rio precisa ser limpo e as ruas, pavimentadas", acrescenta Honorato. "Cada bairro tem a sua peculiaridade. Como a usina de asfalto é ali, eles querem que as poucas ruas do bairro sejam pavimentadas", completa o vereador.
Durante a sessão, o presidente do bairro gravou um vídeo no qual comentou a situação enfrentada pela comunidade e a busca por um retorno. Confira: