Com o afastamento do governador Carlos Moisés já determinado, quem assume o cargo por até 180 dias é a vice-governadora, Dianela Reinehr. Daniela toma posse na manhã desta terça-feira, 27, mas a nomeação do primeiro secretário de seu governo já veio a público na noite de segunda. O general Miranda Aversa assume a Casa Civil de Santa Catarina, e encara o exercício do cargo como um desafio.
“Desafio é a palavra que melhor define essa situação. Todo esse processo foi muito desgastante para o executivo, e sou muito grato pela governadora pelo convite e pela oportunidade que tenho de ajudar SC, o estado que escolhi viver”, declarou o novo secretário em entrevista ao programa Adelor Lessa nesta terça.
O general serviu por cinco anos em Santa Catarina. Nos dois últimos, comandou a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede em Florianópolis, mas que responde por todas as unidades do exército. Foi por meio de sua atuação militar no estado que acabou conhecendo as autoridades políticas de SC e foi indicado à Daniela.
Em seu cargo, Miranda terá de exercer tanto a gestão do governo como, também, trabalhar a articulação política. “É esse o trabalho da Casa Civil, tanto fazer a coordenação interna das diversas setoriais do governo como também fazer a articulação fora do executivo, com os demais poderes, Governo Federal e com os municípios catarinenses”, pontuou.
Por enquanto, Miranda ainda é a única mudança de secretariado anunciada no novo governo de Daniela. Alguns secretários devem deixar os seus cargos nos próximos dias e há a informação de que deputados estejam sendo sondados para os secretariados. De acordo com o general, essas possíveis mudanças ainda seguem em estudo.
“A ideia da governadora é analisar caso a caso e, pontualmente, se houver necessidade, fazer as substituições. Mas ainda não há nada decidido, isso é uma atribuição que está na mão da governadora”, afirmou.