Os 55 novos modelos de radares já estão funcionando em Criciúma. Em entrevista ao programa Adelor Lessa desta segunda-feira (19), o diretor da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), Gustavo Medeiros, explicou que eles fazem a fiscalização de 131 faixas.
“Fazem toda a fiscalização de 131 faixas. Os radares foram atualizados por novos, a tecnologia anterior era intrusiva com corte no asfalto onde vai o laço e o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) faz a aferição. Quando dava problemas, rompia o lado e poderia ficar até 30 dias parado esperando pela recuperação do asfalto”, disse Medeiros.
Segundo o diretor, com a modernização dos equipamentos, não é mais necessário fazer esse tipo de manutenção nos radares. “É uma tecnologia nova, mais eficiente e precisa na fiscalização do trânsito”, comentou.
Ao ser perguntado por Adelor Lessa sobre a diferença de velocidade entre os radares no município, já que em alguns locais é 50 km/h e em outros, como na avenida Centenário, a velocidade é de 70 km/h, o diretor explicou que isso depende da via.“É uma questão técnica, se tem número de acidentes, se tem colégio, alto número de pedestres que passam pela localidade”, falou o diretor.
Na avenida centenário, o motorista pode transitar até 77 km/h “É uma velocidade considerável para que não haja acidentes. Mas para ter uma noção, em janeiro tivemos algo em torno de 3.800 infrações que avançaram essa velocidade”, complementou.
Escute a entrevista: