Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O futuro da plataforma Sul nas metas do Balneário Rincão (VÍDEO)

Prefeito Jairo elege a reestruturação da plataforma e as obras na terceira etapa do calçadão como prioridades para o ano

Por Denis Luciano Balneário Rincão, SC, 04/03/2022 - 08:15 Atualizado em 04/03/2022 - 08:21
Foto: Gledson Aléssio / Reprodução
Foto: Gledson Aléssio / Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma nova plataforma Sul. É o que pensa o prefeito Jairo Custódio para o futuro do Balneário Rincão. "Vai ser um projeto importante, vamos ampliar essa discussão agora, a partir de março", informou, em entrevista ao Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior. "Tem duas ideias, a da revitalização e também a dos molhes, estamos levantando isso tudo", apontou. "Quando tivermos de fato o que vamos realizar, faremos o projeto e vamos então em busca dos recursos", comentou.

Sem dar detalhes dos seus planos para a plataforma, o prefeito deixou clara uma certeza: "queremos fazer um ponto turístico na plataforma Sul, uma situação diferente ali". Uma das metas está interligar a plataforma com o Rincão, seja por um acesso melhorado, seja por alguma passarela. Estará no estudo. Veja, no vídeo abaixo, como está a plataforma Sul atualmente:

Outra grande meta é a extensão do calçadão, com as obras da terceira etapa em direção ao Sul. "O calçadão inicia a terceira parte próximo do Verdão até a zona Sul, e temos buscado esses investimentos também para atrair empreendedores", apontou. Daí vem a perspectiva da instalação de um hotel, uma das necessidades mais urgentes na estrutura do Balneário Rincão. "De fato, tem empreendedores procurando para fazer hotel no Rincão. Temos conversado muito, ali próximo do Verdão vai ter uma reforma total para terminar aquele empreendimento pelo empresário que investiu ali", observou. 

O prefeito pretende, em breve, fazer contato com os investidores do antigo Verdão, onde poderá surgir um novo hotel para a praia. "Eu não cheguei a ter o contato. Eles iniciaram toda a reforma daquele empreendimento, com a temporada acabaram parando para usar na parte de bar e restaurante. Depois vamos procurar o contato para conversar, mostrar o projeto do calçadão para esse empreendedor para fortalecer mais ele na questão de colocar em prática essa reforma do antigo Hotel e Restaurante Verdão", explicou.

Em breve, também, o município espera acessar os recursos para as ciclovias que vão contornar a cidade. "Estamos esperando a liberação dos recursos para as ciclovias fazendo o contorno do Rincão", confirmou.  

A avaliação da temporada

Jairo avalia com satisfação a movimentação da temporada de verão no Rincão. "O movimento no Rincão foi muito grande, pessoas que vieram, clima muito favorável nesses mais de dois meses de temporada. Nossos comerciantes muito felizes por tudo o que aconteceu nessa temporada", destacou. "Não conseguimos realizar todos os eventos que a gente queria, boa parte aconteceu e com novidades dessa temporada", refletiu.

Um diferencial desse ano, já garantido para 2023, foi o Mundial de Beach Tennis. "O evento foi um sucesso total não só regional, mas em nível nacional e internacional, envolvendo muitas pessoas de outros países", afirmou. "O trabalho na infraestrutura tem sido forte para trazer eventos e empreendimentos", sublinhou.

Em 2023 vai ter Mundial de novo no Rincão

Atenção à Barra Velha

Jairo confirmou que uma meta futura é a Barra Velha, que receberá mais atenção. "Vamos voltar os olhos para lá, para fortalecer aquela região. E as nossas lagoas com os condomínios que vão surgindo muito fortes em volta das lagoas", observou. "Deve ter uma passarela para a praia no limite com Araranguá", antecipou. "Vamos voltar lá e discutir com a comunidade", garantiu.

Entre as alternativas, estão passarelas também em lagoas da Barra Velha. "Pensamos em passarelas numa das lagoas na Barra Velha para transformar em atração turística", relatou.

Quiosques da beira-mar

O prefeito admitiu que um projeto de padronização dos quiosques da beira-mar está em estudo. "Estamos discutindo com nosso pessoal, tanto da Secretaria de Turismo quanto os engenheiros, a ideia é padronizar os bares na beira-mar, realizando ali um projeto de contêineres", relatou. "Está praticamente pronto o projeto para começar as discussões e colocar em prática no próximo verão", observou.

Mais uma preocupação apontada nesta temporada foi relativa ao passeio de frequentadores na praia com cachorros, o que não é permitido. "Houve discussão disso nessa temporada, e nós realizamos uma reunião na semana passada para tratar disso", afirmou. "Vamos conscientizar as pessoas para não levarem para a beira-mar os seus cães e também fazer um trabalho com os cachorros de rua, que as pessoas soltam no Rincão e acabam circulando na beira-mar", emendou.

Extensão da Via Rápida

Apresentado recentemente, o projeto de extensão da Via Rápida em direção ao Balneário Rincão voltará à pauta em breve. "A última reunião que tivemos ficou para abril nós buscarmos as novas reuniões sobre o projeto, que está pronto, mas vamos voltar depois da última conversa com a Acic e a prefeita de Içara", comentou Jairo. 

O prefeito salientou, ainda, que em breve a prefeitura retomará as obras de pavimentação da estrada lateral ao Condomínio Villa Suíça em direção à praia. "O projeto está pronto para complementar o asfalto, fizemos pouco mais de 1 quilômetro, falta 1,7 quilômetro, queremos ter o recurso até abril para licitar o restante da obra", finalizou.

Ouça a entrevista do prefeito Jairo Custódio ao Programa Adelor Lessa no podcast:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito