Carlos Moisés está seguro de que a flexibilização vem funcionando, mesmo diante da pandemia de Covid-19? Ou está arrependido? Nas suas entrevistas coletivas diárias, o governador vem deixando claro que, caso o Governo do Estado perceba um agravamento das estatísticas de contaminação pelo novo coronavírus não vai titubear em fazer valer, de novo, medidas restritivas.
Reticente à liberação do comércio, acabou consentindo, mas sob forte fiscalização. Agora, o debate passa pela volta do transporte coletivo. O decreto que suspende os serviços se estende até a próxima quinta-feira, 30. Ou seja, tecnicamente os ônibus já poderiam voltar às ruas na sexta-feira, 1, mas nada impede que Moisés edite novos decretos. Ele deve se pronunciar a respeito nas próximas horas.
Confira também - Setor de eventos quer apoio econômico do governo de SC
"Eu acredito que tudo vai depender, evidentemente, dos resultados dessa flexibilização feita desde a semana passada", comentou o deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), um dos mais próximos ao governador na Assembleia Legislativa (Alesc). "O governo está acompanhando por dados, o que a ciência diz, o que vai e não vai acontecer", afirmou, em entrevista ao programa Agora, na Rádio Som Maior, na manhã desta segunda-feira, 27.
"O isolamento social inicialmente promovido pelo governo está dando certo, dizem os especialistas", reforçou Minotto. "A flexibilização só saberemos em pelo menos uma semana se foi adequado ou não", apontou. "Cada dia é um dia, cada dia é importante para que o governo avalie o quadro dessa pandemia em Santa Catarina, cada dia tem um número diferente", pontuou o deputado, usando um argumento recorrente de Carlos Moisés.
Outro tema, além do transporte coletivo, que está na pauta do Governo do Estado é a volta do Campeonato Catarinense. As lideranças do futebol encaminharam documentos ao governador, argumentando pelo retorno dos jogos, sem público nos estádios, a partir de 16 de maio. "Troquei mensagens com o secretário (Helton Zeferino, de Saúde) para falar dos clubes de futebol que querem retomar o campeonato no dia 16 de maio. A Itália já anunciou a liberação das atividades esportivas. Esse assunto, sobre os clubes de futebol, vai estar em pauta no decorrer dessa semana com o grupo econômico, para discutir a flexibilização ou não dentro dos protocolos que a própria FCF preparou", observou o parlamentar.
Confira também - Minotto acredita na volta do Campeonato Catarinense em maio
Ouça a entrevista no podcast: