Infraestrutura na região Sul foi o assunto que abriu o primeiro debate em rádio de Santa Catarina, realizado nesta segunda-feira (8), na programação da Som Maior. Após o sorteio, o jornalista e mediador do debate, Adelor Lessa, direcionou a mesma pergunta a todos os candidatos presentes. Esses, deveriam citar obras estruturantes para permitir o desenvolvimento das cidades.
[o texto continua após o vídeo]
Assista o que dizem os candidatos sobre obras estruturantes no Sul de SC:
O tema foi levantado, inicialmente, na mesa redonda com representantes do setor produtivo e da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). “Entre as questões apontadas, um novo Anel Viário para Criciúma ou a duplicação do existente, a extensão da Via Rápida até Balneário Rincão e um canal novo duplicado de Criciúma à BR-101. Pergunto aos candidatos, posto isso, vocês têm conhecimento dessas questões, o que pensam sobre isso e quais as ideias que vocês têm sobre essas pautas da região Sul?”, questiona.
Carlos Moisés (Republicanos): É muito simples para quem está no exercício realizando obras estruturantes na região Sul falar um pouco do que a gente tem feito. Essas pautas são, sim, de conhecimento deste governador.
Temos um cuidado especial com obras estruturantes que não se acreditava mais, a interpraias, a ponte sobre o Rio Araranguá, a ponte sobre o Rio Tubarão, a extensão da Via Rápida, inclusive, até o Rincão, com parcerias com a universidade, a Unesc. O projeto já está em análise.
Podemos pensar em obras estruturantes como o contorno do Anel da SC-108 de Cocal do Sul, todas as obras que ficaram anos e anos aguardando serem olhadas pelo Governo do Estado.
A BR-285 que tem ligação importante com o desenvolvimento no Sul do estado, uma obra federal avançando com recursos dos catarinenses, R$15 milhões destinados. Uma BR que liga a Serra Gaúcha ao Litoral Sul. Se a gente pensar na rodovia dos Trilhos, nos investimentos em saúde, no terceiro setor, nas Amas e nas Apaes de toda a região, ensino superior de qualidade com bolsa de estudos para estudantes carentes. Tudo isso é obra estruturante.
Gean Loureiro (União Brasil): O Sul tem uma situação voltada à duplicação da BR-101 Sul. E o Anel Viário já apresenta contornos em necessidade de ter a sua duplicação, especialmente, nas áreas industriais que são mais críticas já gerando tráfego. Muito mais do que falar do que foi feito, tem que ter expectativas do que fazer, não só isso, como diversas obras de infraestrutura nas regiões.
Odair Tramontin (NOVO): Aquelas obras que estiverem pendentes, nós vamos dar continuidade. Porque é compromisso de qualquer governo responsável dar continuidade às obras de governos anteriores.
Jorginho Mello (PL): Nós precisamos terminar rapidamente a BR-285, que liga Timbé do Sul ao Rio Grande do Sul, uma obra importante para Santa Catarina. Outra obra importante é o Anel Viário de Criciúma e a extensão da Via Rápida.
Esperidião Amin (PP): Tenho algumas marcas, especialmente, na Serra do Rio do Rastro. Espero poder concluir a Serra do Corvo Branco como governador. Quero lembrar a luta pela Barragem do Rio São Bento, isso sim foi uma obra estruturante para a vida.
Faz parte do projeto de obras estruturantes, acima de tudo, qualificar a nossa juventude. Por isso, todos os institutos privados, comunitários, como por exemplo, a Satc, Bairro da Juventude e Escola das Profissões, tudo isso vai fazer parte de um grande esforço estruturante.
O Anel Viário também é compromisso de 20 anos porque foi criado pela metropolitana de Criciúma e nós vamos ressuscitar.
Jorge Boeira (PDT): Focamos muito nos temas de infraestrutura, a BR-101, o Porto de Imbituba, a BR-285, a ferrovia litorânea que nós temos muito o que debater nesta eleição. Mas, as minhas principais obras e o que mais me deu alegria foi exatamente o ensino público e gratuito no Sul de Santa Catarina.
A nossa grande obra foi, de fato, a interiorização da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com campus em Joinville, Curitibanos e Araranguá.
Décio Lima (PT): Um estado sem planejamento em obras estruturantes. Como eu trouxe o presidente Lula aqui para assinar a ordem de serviço e nosso governo concluiu a duplicação da BR-101, fez a ponte Anita Garibaldi, fez os Institutos Federais já mencionados do nosso governo.