Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

O trabalho para recompor as redes de energia na região

Criciúma chegou a ter 10 mil unidades sem energia. Prejuízos foram grandes na região de Ermo

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 07/03/2022 - 08:58 Atualizado em 07/03/2022 - 09:09
Árvores derrubaram fios na SC-285, entre Turvo e Ermo / Foto: Divulgação
Árvores derrubaram fios na SC-285, entre Turvo e Ermo / Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No ponto mais complicado do temporal da tarde deste domingo (6) em Criciúma, mais de 10 mil unidades consumidoras chegaram a ficar sem energia. No fim da tarde, já eram 2 mil, a partir da atuação da Celesc. Às 8h50min desta segunda-feira (7) o mapa virtual da Celesc indica que são 61 unidades desabastecidas.

"Os problemas começaram no sábado no extremo Sul, com muitas redes partidas, muitos postes caídos. No domingo piorou, muita árvore sobre as redes, daí mais na região de Criciúma. Muitas redes entrelaçadas por causa do vendaval, foram abertas inúmeras ordens de serviço", confirmou o chefe da Divisão Técnica da Celesc em Criciúma, Zulnei Casagrande. "As equipes viraram a noite na tentativa de diminuir o impacto. Os trabalhos devem ir até o fim da tarde", referiu.

Leia também - Tarde de trovoadas e chuva forte em Criciúma

Casagrande observou a preocupação da Celesc com a previsão do tempo para esta segunda. "A previsão do tempo hoje é de 40 graus e certamente vem outra tempestade. É possível que tenhamos outro temporal no fim da tarde e os estragos vão se repetir", comentou.

"É possível sim", confirmou o meteorologista Leandro Puchalski. "Ontem o cenário era mais favorável a temporal. Hoje é um pouco diferente, mas o que preocupa é esse calor mais forte, isso exige mais atenção no decorrer do dia", pontuou. "Ontem tivemos o deslocamento de uma frente a partir do Rio Grande do Sul, deu um start para trazer essas nuvens mais fortes e muita descarga elétrica e rajadas de ventos. Hoje e amanhã a condição é diferente, com essa frente indo mais em direção ao oceano", frisou. "Mas a atenção precisa seguir", emendou.

Leia também - Vento superou os 100km/h em Balneário Rincão

Os bairros com mais problemas registrados pela Celesc seguem recebendo atenção. "Os problemas maiores foram Cidade Mineira, Naspolini, região de Forquilhinha, na Próspera, região da Mina Brasil, está generalizado. Os mapas apontam serviços para praticamente todos os bairros. A situação mais estável é na região central onde a presença de vegetação é mais restrita", sublinhou Casagrande. Ouça o diretor técnico da Celesc no podcast:

Leia também - Vento forte, suspeita de tornado e estragos no interior de Meleiro

Problemas em Ermo

A CERSUL, concessionária de energia elétrica em parte da Amesc, vem trabalhando bastante nas últimas horas, a partir dos resultados do temporal que também atingiu a região. "Ontem à noite nos pegou de surpresa. Já estávamos com uma equipe de sobreaviso. A região de Ermo foi muito atingida, todo o município ficou quatro horas sem energia, caíram 10 a 15 postes. Fizemos manobras, isolamos aqueles pontos e conseguimos energiar Ermo. Sanga da Toca está sem energia", contou o presidente da cooperativa, Nei Zanette.

"Ontem estávamos com oito equipes, hoje com cinco caminhões e em torno de duas a três horas vamos restabelecer. Foi um mini furacão, destelhou casas e até igreja", definiu. "Atingiu mais de mil famílias nessa região de Ermo e Sanga da Toca", completou.

Leia também - Depois de chuva forte, moradores estão apreensivos no Sangão

Ouça o meteorologista Leandro Puchalski e o presidente da CERSUL no podcast:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito