Finalmente foi lançado o edital para as obras de contenção na Serra do Rio do Rastro. As empresas interessadas devem enviar propostas até o dia 30 de outubro. São 25 pontos na encosta da serra, no trecho entre Orleans e Bom Jardim da Serra, também em Lauro Müller. Com a obra, deslizamentos de rochas ficarão menos constantes.
A empresa contratada será a responsável pelo desenvolvimento do projeto, assim não é possível dar uma data para a conclusão dos serviços. “As tratativas desse assunto são diretamente com o secretário de Estado. O método que será feito vai ser escolhido depois que for conhecida a empresa”, disse o coordenador regional de infraestrutura, Gustavo Taufembach.
O dinheiro foi disponibilizado pelo Governo Federal, são mais de R$ 19 milhões, já entregues no ano passado, mas só agora que o edital foi lançado. Embora não se saiba como será a obra, Taufembach adiantou: “Serão telas grampeadas, terão alguns métodos diferentes dos que são usados aqui na região. Serra é diferente e exige contenções diferentes”, disse.
A expectativa é de que as obras comecem ainda neste ano. Em alguns pontos as vegetações nas margens da SC-390 poderão ser cortadas, assim como haverá a limpeza de canaletas e bueiros.