A obra no binário da avenida Santos Dumont, que tem um financiamento do Fonplata de 17,5 milhões de dólares, ainda não tem data exata para começar. A prefeitura de Criciúma está acertando os detalhes finais com a empresa licitada, conforme informou a secretária de Obras do município, Kátia Smielevski.
"APrevisão é para o mês de janeiro. Estamos analisando junto com a empresa vencedora do contrato e as concessionárias de serviço. Teremos bastante intervenção nas redes de esgoto, água, elétrica e de gás", apontou Kátia."Estamos fazendo um plano de execução para depois darmos início das obras do binário da Santos Dumont", acrescentou a secretária.
As obras do binário da Santos Dumont envolvem um complexo processo de revitalização. A via será repavimentada, com o acréscimo de ciclovia e reestruturação das calçadas. Paralelamente, em conjunto com a Casan, serão feitas obras de esgoto e de galerias fluviais para o escoamento de água. O trecho entre a Pinheiro Machado e o Pinheirinho terá quatro vias.
Em fevereiro ocorre a abertura do edital que definirá a empresa que fiscalizará a obra, em conjunto com a prefeitura. Segundo Kátia, essa é uma exigência comum de fundos de investimentos, como o Fonplata. O contrato terá um valor máximo de R$ 2 milhões.
Mesmo com essa necessidade, as obras poderão começar antes de ser conhecida a empresa fiscalizadora. "O Fonplata permite que o município faça a fiscalização. Nós temos uma equipe e até fevereiro, quando se dá a abertura da proposta de preços da empresa que faz a supervisão e fiscalização, o município pode sim fazê-la", concluiu Kátia.