Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Onda verde promete dar fluidez ao trânsito de Criciúma

Central operacional atuará na sincronização de 50 semáforos. Tecnologia será implantada com recursos do Fonplata II

Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 31/03/2022 - 17:35 Atualizado em 31/03/2022 - 19:36
Fotos: Denis Luciano / 4oito
Fotos: Denis Luciano / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

É recorrente, estressante e cansativo. O trânsito de Criciúma exige paciência dos motoristas que trafegam pelas ruas do município. Uma solução que promete dar fluidez e garantir mais mobilidade à cidade polo do Sul catarinense é a implantação de uma central semafórica, a conhecida onda verde. O projeto deve sair do papel a partir da assinatura do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) II.

Todos os dias pelas manhãs, João Gaspar, de Criciúma, passa dificuldades no trânsito. Do Centro até o Pinheirinho, onde vai até a Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc), o condutor leva quase meia hora para chegar ao destino. “Geralmente, faria em cerca de 15 minutos”, comenta. “Mesmo que eu seja o primeiro carro do semáforo, quando ele se abre, eu não consigo alcançar o próximo aberto”, acrescenta. 

A falta de sincronização dos semáforos é uma reclamação constante. Segundo o condutor criciumense, o problema parece ter piorado nas últimas semanas. “Geralmente, o próximo acabou de fechar, tornando o trajeto muito mais demorado que deveria”, divide Gaspar. “Percebi [a piora no trânsito] nas últimas semanas. Até porque, estou utilizando mais este trajeto”, completa. 

O criciumense trafega pelo trecho diariamente, entre às 7h40 e 8h10. “Isso não acontece na volta. Na direção Pinheirinho-Centro, [o trânsito] flui bem melhor, os semáforos estão abertos, normal parar em alguns, mas não em todos, como ocorre na direção Centro-Pinheirinho”, conta Gaspar. 

A onda verde, quando em operação, permitirá a sincronização dos semáforos em tempo real, diretamente de uma central de controle operacional. A tecnologia consiste em uma sala com vários televisores e um software ligados a cruzamentos que possuem sinaleiras no Centro de Criciúma. Serão pelo menos 54 pontos contemplados.  O investimento é de aproxidamente R$ 11 milhões, adquiridos com recursos do Fonplata II, que deve ser vialibizado até julho deste ano.

A posição do Município

Sobre o futuro investimento na onda verde, a prefeitura de Criciúma informou, por intermédio da Diretoria Executiva de Comunicação (Decom), que o projeto já tem parecer favorável para captação de recursos. Confira:

A central semafórica que possibilitará interligar os semáforos de mais de 50 cruzamentos da região central, conhecida como onda verde, faz parte do projeto de transportes e mobilidade urbana Criciúma 2.
Projeto esse que já tem parecer favorável de uma possível instituição financeira de captação de recursos, porém sem previsão para se efetivar, pois é necessário vencer diversas etapas de viabilidade financeira.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito