Para resolver um problema frequentemente enfrentado no Balneário Rincão, o abandono de animais, a Organização Protetora dos Animais (OPA) trabalha na construção de um abrigo para animais. A ONG presta um serviço muito importante, cuidando de cães, gatos e outros animais que são vítimas de maus-tratos.
“Éramos vários cuidadores sozinhos e resolvemos nos unir para amenizar o sofrimentos dos animais. A princípio nós castramos para não se procriarem. Agora estamos cuidando de quem está abandonando, porque isso e um crime. Então vamos fazer valer a lei”, contou Mila Duarte, presidente da OPA.
“A gente via o abandono. O pessoal chega no fim do veraneio e esquece dos animais. Então sentimos a necessidade de olhar por esses animais. A Mila já tinha iniciado um canil, então nos unimos para fazer uma coisa maior. Pedimos o apoio da Prefeitura e ganhamos 400 castrações. Provavelmente receberemos mais 400. Agora nós temos o projeto do nosso canil. Lá nós acolheremos, recuperaremos e depois faremos feiras de adoção. Não queremos um depósito, queremos uma casa de passagem”, disse Fátima Duarte, assistente social.
Já existe um espaço para a construção do Canil. “Temos parceria com todos os cuidadores, advogados, assistente social e outras parcerias para angariarmos agora materiais para a construção da nossa casa de passagem. Agora nós precisamos de tijolos areia, cimento, telhas, ração, medicamentos, entre outros. Todo mundo que puder nos ajudar com doações, vamos buscar para tirar o nosso canil do papel e colocar em funcionamento até o fim do ano”, esclareceu Beto Moisés, diretor da ONG.
Quem deseja ajudar pode entrar em contato pelos fones: 99988-3184 (Mila), 99984-0401 (Sandra Regina) e 99905-9797 (Fátima).