A Polícia Civil de Santa Catarina desencadeou na manhã desta quinta-feira, 20, a Operação Argos, em combate a atuação de uma organização criminosa. Ao todo, 177 mandados judiciais expedidos pela Vara Metropolitana da Capital estão sendo cumpridos em 19 municípios do estado, incluindo Criciúma.
São 124 mandados de prisão temporária e 52 de busca e apreensão em residências pelas práticas dos crimes de compor organização criminosa, tráfico de drogas e porte ilegal de armas de uso restrito.
Os mandados estão sendo cumpridos em Palhoça, São José, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Joinville, Garuva, Itapoá, Guaramirim, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Monte Carlo, Porto Belo, Imaruí, Campos Novos, Caçador, Criciúma, Jaraguá do Sul e Lages.
As investigações resultaram no esclarecimento de dois homicídios consumados e duas tentativas de homicídio ocorridas em Palhoça, assim como a apreensão de drogas e armas de fogo. Até a manhã desta quinta, 85 mandados de prisão já haviam sido cumpridos - sendo 70 nos presídios e 17 em pessoas nas ruas, que serão encaminhados ao sistema prisional.
A operação conta com a participação de cerca de 200 policiais civis e também com o apoio da Polícia Militar de Palhoça, com apoio da Delegacia Regional de Palhoça, Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis, DEIC/PCSC, SAER/PCSC, Núcleo de Operações com Cães/PCSC e ainda policiais civis da Diretoria de Polícia do Litoral e DIretoria de Polícia do Interior.