A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) conta com dez casos de coronavírus: nove em Criciúma e um em Içara. Oficialmente, conforme o último relatório do Governo do Estado, são sete, todos em Criciúma. Mas os números mais recentes já foram anunciados pelas autoridades dos dois municípios.
Nas demais cidades da Amrec, preocupação redobrada. Pelo menos quatro, na atualização dos dados no fim da tarde desse domingo, 22, apontaram para suspeitas. São quatro em Lauro Müller, um em Orleans, Cocal do Sul e Balneário Rincão. Urussanga já havia contabilizado sete suspeitas.
De Orleans vem uma das situações preocupantes. O paciente sob suspeita está internado na UTI do Hospital São José, em Criciúma, no aguardo de resultados conclusivos. Outros oito registros estão sendo monitorados no município. "Estamos trabalhando para reforçar toda a prevenção junto à nossa população orleanense, e reiterando a importância do resguardo da população, respeitando os decretos de isolamento social e todo o protocolo de higiene", salienta o secretário de Saúde de Orleans, Fernando de Faveri.
Há quatro suspeitas em Lauro Müller e 42 casos monitorados. Em Cocal do Sul há um caso suspeito, um descartado e 21 monitorados. No Balneário Rincão, uma suspeita, um descartado e 14 monitorados.