Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Orleans rumo aos 100%

Município é referência em gestão eficiente dos serviços de água e esgoto e possui meta arrojada

Por Redação Criciúma, SC, 22/03/2019 - 13:02
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Orleans planeja entrar em 2020 no seleto grupo das cidades com 100% de tratamento de esgoto. “É o nosso desafio. A nossa meta. O desafio está lançado e os colaboradores do Samae, motivados nesse sentido”, anuncia o prefeito Jorge Koch. “A ordem do prefeito é essa, chegar a 100% de cobertura em rede e tratamento de esgoto sanitário em dois anos”, reitera o diretor do Samae no município, Fábio Bett.

Em se realizando o projeto, Orleans coloca-se como uma referência no controle do esgoto e, por consequência, na preservação do solo e de seus mananciais. Logo, respeito à água também. “Orleans é referência no saneamento básico no Sul de Santa Catarina. Essa meta de 100% de cobertura de tratamento de esgoto em 2020 é plenamente viável”, adianta o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (Cisam-Sul), Antônio Willemann.

Outra característica importante do município, e que aponta para o futuro. “Orleans já possui realizadas ligações de água e esgoto em lotes ainda não habitados. Quando construírem, ali já estarão essas ligações”, revela Willemann. Argumentos que fazem o prefeito Koch reforçar a defesa aos sistemas municipais de gestão de água e esgoto. “São 47 anos de Samae na distribuição da água. A autarquia é responsável por essa nova e importante meta, dos 100% de saneamento, alcançando uma marca que, aqui na região, São Ludgero já alcançou”, lembra.

Mais água distribuída

A fonte primária de água para Orleans é a represa do Rio Novo. “Quando precisamos, buscamos em outras fontes também. Temos em Orleans uma Estação de Tratamento de Água convencional e a cada duas horas a gente faz o controle dos parâmetros exigidos por lei”, observa o operador de tratamento de água do Samae, Édi Paladini. “Tudo isso para assegurar que a água atenda o grau de excelência e de pureza condizentes com a proposta de fornecer água limpa para a população”, assegura. Um amplo sistema de controle dos reservatórios garante a qualidade.

A rede de abastecimento foi ampliada recentemente. “Atendemos a sede, temos Pindotiba, Barracão, Brusque do Sul, Oratório e estendemos a Palmeiras do Meio”, informa o gerente da área técnica do Samae orleanense, Valmor Alberton. “O Samae exerce um papel muito importante aqui, mostrando a evolução que acontece quando se tem política pública especializada em abastecimento e saneamento”, comenta o vice-prefeito e secretário de Administração, Mário Coan.

A recente inauguração da nova sede do Samae, no começo de fevereiro, foi mais um passo para o agregar de qualidade aos serviços. “Investimos cerca de R$ 303 mil nessas melhorias”, informa o diretor Fábio Bett. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito