Mais de 157 mil brasileiros já morreram vítimas do coronavírus, conforme a estatística oficial. É como se a cidade de Lages inteira tivesse sido dizimada pela pandemia. Em Santa Catarina, são mais de 3 mil óbitos. Em Criciúma, 110 vidas perdidas. Esses números tomaram corpo desde março, quando a pandemia efetivamente se espalhou pelo Brasil. Logo, a próxima segunda-feira, 2, será o primeiro Dia de Finados sob a Covid-19.
A data, que remete ao culto à memória dos falecidos, tem como principal referência as celebrações católicas. E a Diocese de Criciúma enviou comunicado, na tarde desta terça-feira, 27, referindo a programação de Finados na região. Na nota, é citada a necessidade de cumprimento das medidas de combate ao coronavírus, com o devido respeito às restrições sanitárias e também às regras de cada município no tocante a aglomerações. Confira a nota:
A Diocese de Criciúma informa a todos a programação das celebrações em memória dos fiéis defuntos, em todas as paróquias e santuários da Diocese de Criciúma, neste dia 02 de novembro.
Por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia do Coronavírus, em alguns municípios haverão também restrições nas missas e celebrações nos Cemitérios.
Por isso, orientamos para que os fiéis busquem celebrar nos locais e horários predefinidos pelas paróquias e santuários da Diocese obedecendo as normas vigentes do distanciamento, utilização de máscaras e álcool em gel.
Confira abaixo, por paróquia e município, a programação das missas de Finados em toda a área de abrangência da Diocese de Criciúma.