Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Os números da UPA do Rio Maina em seus primeiros dias

"Ela está cumprindo o seu papel, desafogando a UPA da Próspera", comemorou o secretário Acélio Casagrande

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 03/03/2022 - 14:05 Atualizado em 03/03/2022 - 14:16
Foto: Decom / Divulgação
Foto: Decom / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A recém inaugurada Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rio Maina atingiu, em menos de duas semanas, a meta no número de atendimentos. Inaugurada em 18 de fevereiro, a unidade vem atendendo, em média, pouco mais de 150 pacientes por dia.

"Foram mais de 2 mil atendimentos com médicos, mais de 4 mil atendimentos em enfermagem nos 12 primeiros dias", referiu o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande. "Todos os procedimentos oferecidos nas 24 horas, com médicos 24 horas, estão com tempo médio de 20 a 45 minutos para atendimento, dependendo o estado em que chega o paciente", detalhou. "Aquela UPA do Rio Maina está cumprindo com o seu papel, desafogando a UPA da Próspera. Com uma UPA de um lado, outra de outro lado, conseguimos dar uma celeridade maior aos pacientes de urgência", analisou.

A previsão inicial da UPA do Rio Maina é para atender 9 mil pessoas por mês. "A previsão e a capacidade dela é chegar, se necessário, a 9 mil pessoas. A nossa expectativa é que fique entre 7 mil e 9 mil atendimentos ao mês, e com qualidade", confirmou. "Com aquilo que estamos falando muito, de resolutividade. O paciente entrou, tem o raio-x, começaremos com pequenas cirurgias na unidade do Rio Maina na semana que vem", garantiu. "A UPA da Próspera, no momento de maior alta da pandemia, chegamos a atender 14 mil pessoas em um mês", lembrou.

A estatística dos dez primeiros dias apontou que passaram pela UPA do Rio Maina 876 mulheres e 690 homens, com 1.566 atendimentos, sendo 1.527 de Criciúma e 39 de cidades vizinhas. “Desafogamos a UPA da Próspera, e esse era o nosso objetivo. A nova estrutura tem capacidade de chegar a uma média mensal de seis mil atendimentos”, assinalou o prefeito Clésio Salvaro.

Ouça a entrevista do secretário Acélio Casagrande ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito